Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Souza, Luciano Mendes de | - |
dc.contributor.author | Freitas, Bárbara Pedreira de | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Bárbara Pedreira de. Blá blá blá publicitário: série animada sobre os jargões da área. 2020. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Publicidade e Propaganda, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A linguagem é uma forma de se comunicar, de acessar algumas pessoas e excluir outras. Na
Publicidade, é realizado o estudo do receptor, para que a mensagem seja personalizada e
atinja de forma mais eficiente possível quem a recebe. Porém, no meio de convívio dos
publicitários, a comunicação pode se tornar excludente. Isso ocorre quando profissionais da
área escolhem terminologias inacessíveis ao falar com diferentes públicos, como clientes e
estudantes. Por meio de uma série animada, este trabalho conta com personagens
representativos do ambiente da comunicação, que vivem situações do dia a dia com inserções
inusitadas de termos publicitários. Cada episódio desloca um jargão para cenários cotidianos,
propondo uma reflexão cômica do uso exagerado de termos técnicos por publicitários e para
explicá-los de forma lúdica a alunos. A nomenclatura é explicada ao final em seu sentido
dentro da publicidade, usando linguagem metalinguística em seu próprio sentido semântico. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Publicidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jargões | pt_BR |
dc.subject.keyword | Propaganda | pt_BR |
dc.title | Blá blá blá publicitário : série animada sobre os jargões da área | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-11-24T12:34:21Z | - |
dc.date.available | 2021-11-24T12:34:21Z | - |
dc.date.submitted | 2020 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29259 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Language has the power to communicate, access some people and exclude others. In
Advertising, there is the study of the public, so that the message is personalized and reaches
the recipient as efficiently as possible. However, in the environment of advertising,
communication can become exclusive. This occurs when professionals in the field choose
terminologies that are inaccessible when speaking to different audiences, such as clients and
students. Through an animated series, this work shows specific characters representing the
communication environment, who live everyday situations with unusual insertions of
advertising terms. Each episode shifts jargon to everyday scenarios, proposing a comic
reflection of the abuse of technical terms by advertisers and to getting students to know them
in a fun way. The concept is explained at the end in its meaning within advertising, using
metalinguistic language in its own semantic sense. | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.29259 | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Publicidade e Propaganda
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