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Título: Ajuste dinâmico de dificuldade em jogos digitais : um estudo de caso comparativo entre os modelos afetivo e baseado em desempenho
Autor(es): Fernandes, Matheus Vieira
Orientador(es): Castanho, Carla Denise
Assunto: Jogos digitais
Ajuste Dinâmico de Dificuldade (ADD)
Data de apresentação: 17-Dez-2019
Data de publicação: 20-Nov-2021
Referência: FERNANDES, Matheus Vieira. Ajuste dinâmico de dificuldade em jogos digitais: um estudo de caso comparativo entre os modelos afetivo e baseado em desempenho. 2019. 92 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Uma boa experiência de jogo implica, dentre outras coisas, que o nível do desafio proposto seja condizente com as habilidades que o jogador possui. O método de Ajuste Dinâmico de Dificuldade (ADD) busca realizar essa tarefa adaptando a dificuldade de um jogo durante a sua execução. A principal abordagem de desenvolvimento de ADD se baseia nos dados de desempenho do jogador. Estudos mais recentes também focam no uso dos dados afetivos do jogador, obtidos a partir dos seus sinais fisiológicos, para construir o que é chamado de ADD Afetivo. Neste contexto, o presente trabalho realizou um estudo de caso comparativo entre os modelos de ADD por Desempenho e ADD Afetivo implementados para o jogo Asteroids do gênero Space Shooter. Além das implementações, o estudo envolveu a condução de experimentos, a partir dos quais foram coletados e analisados dados de desempenho, dados advindos de questionários e dados fisiológicos da atividade eletrodérmica (EDA) dos jogadores. Observou-se que o ADD por Desempenho conseguiu uma adaptação mais adequada tanto entre os jogadores com mais habilidades quanto nos com menos habilidades, chamados aqui de casuais. O ADD Afetivo implementado não mostrou resultados satisfatórios para a adaptação de dificuldade de ambos os perfis de jogadores.
Abstract: A good gaming experience implies, among other things, that the level of the proposed challenge is consistent with the skills the player has. The Dynamic Difficulty Adjustment (DDA) method seeks to accomplish this task by adapting the difficulty of a game during its execution. The main approach to DDA development is based on player performance data. More recent studies also focus on using the player’s affective data from his/her physiological signals to construct what is called an Affective DDA. In this context, the present work makes a comparative case study between the models of Performance DDA and Affective DDA implemented for the game Asteroids of the genre Space Shooter. In addition to the implementations, the study involved conducting experiments, from which performance data, questionnaires data and physiological data on the electrodermic activity (EDA) of the players were collected and analyzed. It was observed that the DDA based on Performance achieved a more adequate adaptation between both the most skilled and the least skilled players, called here as casuals. The implemented Affective DDA did not show satisfactory results for the difficulty adaptation of both player profiles.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2019.
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