Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29202
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_SergioAugustoBarreirosBittencourt_tcc.pdf2,55 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Controle de portão robusto para longas distâncias
Autor(es): Bittencourt, Sérgio Augusto Barreiros
Orientador(es): Zelenovsky, Ricardo
Assunto: Processamento de sinais - técnicas digitais
Algoritmos
Criptografia de dados (Computação)
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 17-Nov-2021
Referência: BITTENCOURT, Sérgio Augusto Barreiros. Controle de portão robusto para longas distâncias. 2019. 49 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Redes de Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O objetivo deste trabalho é proporcionar um controle de portão especializado para comandos à longas distâncias, por via de um método de comunicação seguro. O custo do aparelho é baixo, permitindo, assim, o seu amplo acesso. De modo a garantir o funcionamento do controle e a abertura correta do portão, são usados duas porções de hardware; um agindo como controle, ou seja, como transmissor do sinal de abertura do portão e o outro como receptor para este sinal. O maior problema deste modelo é a possível brecha de segurança ao se enviar um sinal em texto claro por distâncias muito grandes, já que a captura do código de abertura do portão por uma entidade maliciosa pode ser efetuada. Para tanto, foi utilizado o algoritmo de criptografia Advanced Encryption System (AES-128 bits), que proporciona um nível de segurança adequado para este cenário.
Abstract: The objective of this paper is the creation of a specialized gate control device for emitting commands through long distances. The cost of the device is maintained low for broad commercial availability. To ensure adequate operation and proper gate opening, two types of hardware device are used; one acting as a control device, i.e. as the transmitter for the gate opening signal and the other one as receiver for this signal. The biggest problem with this model is the security breach that occurs when sending a plain-text signal over long distances, since a malicious entity could easily capture the airborne packets and acquire the gate opening signal. For this reason, the AES-128 encryption algorithm was employed, thus providing the solution to this problem.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Redes de Comunicação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.