Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29181
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_VictorBarrosZanina_tcc.pdf1,56 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Hábitos de consumo e sustentabilidade
Autor(es): Zanina, Víctor Barros
Orientador(es): Zindel, Márcia Terezinha Longen
Assunto: Consumo consciente
Comportamento do consumidor
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 12-Nov-2021
Referência: ZANINA, Víctor Barros. Hábitos de consumo e sustentabilidade. 2020. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Os modelos de produção e os hábitos de consumo da sociedade atual estão entre as principais causas para a contínua depredação do meio-ambiente. Baseado nisso, o presente estudo visa analisar os hábitos de consumo e sua relação com a sustentabilidade. Para tal, foi realizada uma pesquisa aplicada e quantitativa por meio de um questionário composto pela escala ECCB (Comportamento Ecologicamente Consciente do Consumidor), proposta por Roberts (1996). A pesquisa foi realizada com 402 consumidores e os dados foram analisados por meio da utilização do Coeficiente de Correlação de Spearman e do teste t de student (para medir o nível de significância dos coeficientes). Os resultados demonstram que a meditação mindfulness e o nível de escolaridade do indivíduo possuem uma correlação positiva e significativa com os hábitos de consumo sustentáveis, o que impõe a constatação de que a promoção de práticas de mindfulness, assim como investimentos para que os indivíduos aumentem seu nível de escolaridade são medidas que podem auxiliar no desenvolvimento de uma demanda mais sustentável.
Abstract: The production models and consumption habits of today's society are among the main causes for the continued depredation of the environment. Based on this, the present study aims to analyze consumption habits and their relationship with sustainability. For this, an applied and quantitative research was carried out through a questionnaire composed by the ECCB scale (Ecologically Conscious Behavior of the Consumer), proposed by Roberts (1996). The survey was conducted with 402 consumers and the data were analyzed using the Spearman's Correlation Coefficient and the Student's t test (to measure the significance level of the coefficients). The results demonstrate that mindfulness meditation and the individual's educational level have a positive and significant correlation with sustainable consumption habits, which imposes the finding that the promotion of mindfulness practices, as well as investments for individuals to increase their education level are measures that can assist in the development of a more sustainable demand.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia de Produção, 2020.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2020.TCC.29181
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Produção



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.