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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2021_MonicaPintoGamaDosSantos_tcc.pdf | 1,61 MB | Adobe PDF | ver/abrir |
Título: | Educação/alfabetização popular de adultos e idosos no Paranoá/Itapoã : da aprendizagem presencial à aprendizagem remota |
Autor(es): | Santos, Mônica Pinto Gama dos |
Orientador(es): | Vieira, Maria Clarisse |
Assunto: | Alfabetização Educação - Distrito Federal Educação - aspectos sociais Educação de adultos Educação inclusiva - adaptações curriculares Educação popular Ensino auxiliado por computador Aprendizagem - dificuldades |
Data de apresentação: | 2021 |
Data de publicação: | 10-Nov-2021 |
Referência: | SANTOS, Mônica Pinto Gama dos. Educação/alfabetização popular de adultos e idosos no Paranoá/Itapoã: da aprendizagem presencial à aprendizagem remota. 2021. 89 f.; il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O trabalho tem como sujeitos os estudantes da Educação Popular na busca pela realização do direito à educação básica. Especificamente este trabalho tratará da educação/alfabetização popular na região do Paranoá e Itapoã, entorno da capital do Brasil. Esses estudantes foram excluídos dos processos educacionais convencionais e buscam, depois de adultos, o sonho de ler e escrever, todos reféns da desigualdade e exclusão social. Com a pandemia do novo coronavírus, o distanciamento se tornou necessário e escolas reformularam os formatos das aulas. Os movimentos populares educacionais também não cessaram. Os educadores populares, visando motivar seu grupo de alunos, mantiveram contato, realizando seu trabalho educativo. Essa pesquisa busca conhecer a condição social e tecnológica dos estudantes da educação popular, seu acesso e manejo, fatores de exclusão digital e se eles acreditam no ensino remoto. Pretende-se analisar, do ponto de vista do estudante, como ele percebe a transposição do ensino presencial para o ensino remoto, num contexto de exclusão digital, em turmas de educação/alfabetização popular. A pesquisa de natureza qualitativa, tem abordagem participativa e usou como instrumento de produção de dados a aplicação de questionários aos educandos. A pesquisa mostra a relevância da continuidade de ações da educação popular, no sentido de atender as necessidades educativas dos estudantes da educação/alfabetização popular e auxiliálos na superação das dificuldades tecnológicas, nesse novo contexto remoto de aprendizagem. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021. |
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Aparece na Coleção: | Pedagogia |
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