Título: | Alfabetização na perspectiva da literacia digital |
Autor(es): | Dias, Solange Floriano Rampelotto |
Orientador(es): | Barbosa, Etienne Baldez Louzada |
Assunto: | Ensino fundamental - séries iniciais Práticas pedagógicas Ensino auxiliado por computador Ensino remoto Pandemia |
Data de apresentação: | 2021 |
Data de publicação: | 10-Nov-2021 |
Referência: | DIAS, Solange Floriano Rampelotto. Alfabetização na perspectiva da literacia digital. 2021. 56 f.; il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo construir análises sobre o contexto das práticas
pedagógicas voltadas para alfabetização infantil na atualidade e que se associam ao mundo
digital em que estamos imersos, bem como, para aspectos do cotidiano de alfabetização que
proporcionam a integração com a literacia digital. A pandemia do COVID-19 que acometeu
o mundo a partir do ano de 2020 exigiu da sociedade, como um todo, a necessidade de
adaptação a um novo modelo em diversas áreas. Na educação não foi diferente. Professores,
pais e alunos passaram a desenvolver suas atividades em casa ou remotamente, a partir de
novos métodos e recursos que suportam esta necessidade. A emersão e observação deste
polinômio – aluno, professor, família e ferramentas digitais – foi fundamental para
estabelecer parâmetros de compreensão dos desafios impostos pelos novos conceitos
educacionais que vivemos. Foi adotada a metodologia de pesquisa qualitativa, onde foram
utilizados como instrumento a observação sistemática, recorrente e participante, visando
solucionar os questionamentos propostos. Os resultados alcançados demonstram que, mesmo
com as limitações impostas pelo período, a união da escola, familiares, alunos e os meios
digitais que se apresentaram como auxiliares nesta etapa, ofereceram um caminho possível
de diminuírem-se as perdas no processo de alfabetização. Todavia, as dificuldades e
limitações existentes no percurso, confirmam a necessidade da escola como espaço
institucional de interação e alfabetização, bem como de desenvolvimento cognitivo, social e
emocional da criança. Nesse sentido, ainda que práticas exitosas possam ser realizadas
remotamente em prol da alfabetização dos pequenos, o ensino e espaço remoto não
conseguem suprir as possibilidades de trocas existentes no presencial. E são essas trocas –
entre pares, professores e alunos – muitas vezes realizadas por gestos, olhares para aquilo
que o colega está fazendo, perguntas aleatórias e espontâneas direcionadas aos docentes, que
são difíceis de serem captadas ou de ocorrerem no ensino remoto. |
Abstract: | This work aims to build analyzes on the context of pedagogical practices aimed at children's
literacy today and which are associated with the digital world in which we are immersed, as
well as aspects of everyday literacy that provide an integration with digital literacy. The
COVID-19 pandemic that affected the world as of 2020 required society as a whole to adapt
to a new model in several areas. In education it was no different. Teachers, parents and
students started to develop their activities at home or remotely, using new methods and
resources that support this need. The emergence and observation of this polynomial - student,
teacher, family and digital tools - was essential to establish parameters for understanding the
challenges imposed by the new educational concepts we live. A qualitative research
methodology was adopted, where systematic, recurrent and participant observation was used
as an instrument to complete the proposed questions. The results achieved show that, even
with the limitations imposed by the period, the union of the school, family members, student
and the digital media that dissipate as auxiliaries in this stage, offered a possible way to
reduce themselves as losses in the literacy process. However, the difficulties and limitations
along the way confirm the need for the school as an institutional space for interaction and
literacy, as well as for the child's cognitive, social and emotional development. In this sense,
even though successful practices can be carried out remotely in favor of literacy for the little
ones, teaching and remote space cannot supply as possibilities for existing exchanges in the
classroom. And these exchanges - between peers, professors and students - are often carried
out through gestures, looks at what the colleague is doing, random and spontaneously directed
questions to the professors, which are necessary to be captured or to take place in remote
education. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.