Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29157
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_NathaliaFerreiraDaSilva_tcc.pdf654,28 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Sentidos e significados de ser professor para o docente experiente
Autor(es): Silva, Nathália Ferreira da
Orientador(es): Silva, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da
Assunto: Docência
Pedagogos - prática profissional
Professores - atitudes
Professores - prática profissional
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 10-Nov-2021
Referência: SILVA, Nathália Ferreira da. Sentidos e significados de ser professor para o docente experiente. 2021. 63 f.; il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho propõe a análise dos sentidos e significados de ser professor para o docente experiente, sendo considerados experientes os docentes que atuam há mais de 5 anos em sala de aula, a fim de compreender como esses professores se desenvolvem e enxergam a profissão durante os anos de exercício da docência. A pesquisa se justifica não somente pela aquisição de conhecimentos sobre o tema proposto, mas pela expectativa de que esses conhecimentos possam contribuir para o entendimento da construção de sentido feita pelo docente ao longo de sua vida profissional e a dinâmica presente entre diferentes concepções. Com base em autores que apresentam essas diferentes concepções, como Huberman (2000); Tardiff (2000); Gonçalves (2000); Cardoso (2020; entre outros, a análise se dá a partir do levantamento de dados por meio de questionário e entrevista semiestruturada, além de revisão bibliográfica de textos sobre o ciclo de carreira profissional e as formas de significação do ciclo de carreira. Quanto aos resultados, foram analisadas questões que buscam informações sobre o tempo de vida profissional docente e sobre os sentidos e significados acerca desta questão durante o ciclo de vida. A partir da análise dos dados, foram encontradas 7 (sete) núcleos de significação, utilizados para demarcar os significados presentes nas respostas, sendo elas: o potencial transformador social; ensino de conteúdos; afetividade e vocação; dom-vocação; formação e realização profissional; aprender ao ensinar; e crenças e descrenças. Esses núcleos expressam o sentido de ser professor em diversos momentos do ciclo de vida profissional.
Abstract: This work proposes the analysis of the senses and meanings of being a teacher for the experienced teacher, being considered experienced teachers who have worked in the classroom for more than 5 years, in order to understand how these teachers develop and see the profession over the years of teaching. The research is justified not only by the acquisition of knowledge on the proposed theme, but by the expectation that this knowledge can contribute to the understanding of the construction of meaning made by the teacher throughout his professional life and the dynamics present between different conceptions. Based on authors who present these different conceptions, such as Huberman (2000); Tardiff (2000); Gonçalves (2000); Cardoso (2020); among others, the analysis takes place from the data collection through a questionnaire and semi-structured interview, in addition to bibliographic review of texts on the professional career cycle and the ways of meaning of the career cycle. As for the results, questions were analyzed that seek information about the teaching professional life span and about the senses and meanings about this issue during the life cycle. From the data analysis, 7 (seven) meaning cores were used to demarcate the meanings present in the answers, which are: the potential for social change; teaching content; affectivity and vocation; gift-vocation; professional training and achievement; learn while teaching; and beliefs and disbeliefs. These cores express the sense of being a teacher at different moments in the professional life cycle.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.