Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29150
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_ViniciusHidekiEndo_tcc.pdf1,37 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Identificação de sistemas fisiológicos utilizando funções de base ortonormais de Laguerre
Autor(es): Endo, Vinícius Hideki
Orientador(es): Oliveira, Flávia Maria Guerra de Sousa Aranha
Assunto: Processamento de sinais - técnicas digitais
Sistemas não-lineares
Série de Volterra
Data de apresentação: Jul-2019
Data de publicação: 9-Nov-2021
Referência: ENDO, Vinícius Hideki. Identificação de sistemas fisiológicos utilizando funções de base ortonormais de Laguerre. 2019. 50 f., il. Trabalho de Conclusão Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: O presente trabalho consiste em um estudo da aplicabilidade da série de Volterra na modelagem de sistemas não-lineares. Uma comparação entre dois dos métodos de resolução da série, o algoritmo de correlação cruzada de Lee-Schetzen e a técnica de expansão de Laguerre foi feita na primeira parte, de onde concluiu-se que o método de Laguerre é mais eficiente para este tipo de sistema. A simulação de um sistema SISO, com os sinais de entrada e de saída sendo representados por sinais de respiração e de ECG foi feita na segunda parte. A base de dados utilizada era composta de 8 indivíduos, divididos em um grupo saudável e um com apneia. Os resultados e parâmetros extraídos indicaram que a série de Volterra é uma boa ferramenta para a modelagem deste tipo de sistema, visto que a análise das simulações apresentou significado fisiológico quando comparado com outros estudos.
Abstract: The present work consists in a study of the applicability of the Volterra series in the modelling of non-linear systems. A comparison between two of its resolution methods, the Lee-Schetzen cross-correlation method and the Laguerre expansion technique, was made in the first part, where it was concluded that the Laguerre method is more efficient for this type of system. The simulation of a SISO system, with the input and output signals being represented by respiration and ECG signals was made in the second part. The database utilized was composed by 8 individuals, divided in a healthy group and in an apneic one. The results and extracted parameters indicated that the Volterra series is a good tool for modelling this type of system, seeing that the analysis of the simulations showed physiological meaning when compared to similar studies.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.