Título: | Analisando práticas de produção textual no Ensino Médio : um olhar inicial |
Autor(es): | Santos, Lucas Furtado |
Orientador(es): | Ramalho, Viviane Cristina Vieira Sebba |
Assunto: | Produção textual Ensino médio |
Data de apresentação: | 2020 |
Data de publicação: | 9-Nov-2021 |
Referência: | SANTOS, Lucas Furtado. Analisando práticas de produção textual no Ensino
Médio: um olhar inicial. 2020. 26 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | Este artigo é o relato de uma pesquisa-ação vinculada à experiência de estágio
supervisionado em escola pública do Distrito Federal. A pesquisa investigou as principais
dificuldades dos alunos de Ensino Médio ao produzir textos e se propôs refletir sobre
práticas pedagógicas que podem contribuir para o ensino de produção textual. Os dados
analisados foram levantados durante a rotina didático-investigativa de estágio
supervisionado, que incluiu a supervisão da turma-alvo, a elaboração e aplicação de
atividades, os encontros virtuais com os alunos, bem como discussões com a professora
supervisora da turma de Ensino Médio, e a elaboração do planejamento de aula. A análise
dos dados, por sua vez, foi realizada tendo como norte algumas noções e pressupostos do
sociointeracionismo. As conclusões apontam para quatro principais dificuldades gerais
apresentadas nos processos de ensino-aprendizagem estudados, e indicam algumas
práticas pedagógicas potencialmente produtivas. |
Abstract: | This article is the account of a survey-action conducted through supervised
internship experience in public school of the Federal District. The research investigated
the main difficulties of high school students in producing texts and brought to light some
pedagogical practices that can contribute to the teaching of textual production. The
analyzed data were collected through the supervised internship routine, which included
the supervision of the target class, the elaboration and application of activities, virtual
meetings with students, as well as discussions with the class-holder teacher and the
preparation of class planning. The analysis of the data, in turn, was carried out with as
north some notions and assumptions of socio-interactionism. The conclusions indicate
that there are four main difficulties presented by pupils; and that the pedagogical practices
suggested in the article were efficient and contributed to the construction of the
knowledge of the students of the target class. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2020. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.