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Título: Educação superior e desigualdade : uma revisão do desenvolvimento e do neoliberalismo
Autor(es): Stachissini, Matheus Yohikawa
Orientador(es): Freddo, Daniela
Assunto: Ensino superior
Neoliberalismo
Desigualdade
Política social
Desenvolvimentismo
Governo Dilma Rousseff
Silva, Luiz Inácio Lula da, 1945- política e governo
Acesso à educação
Data de apresentação: 17-Jul-2020
Data de publicação: 5-Nov-2021
Referência: STACHISSINI, Matheus Yohikawa. Educação superior e desigualdade: uma revisão do desenvolvimento e do neoliberalismo. 2020. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Esta monografia objetiva analisar algumas políticas sociais realizadas ao longo do século XXI, especificamente, as que foram implementadas nos governos do Partido dos Trabalhadores. O estudo foi realizado com uma revisão da bibliografia acerca do Desenvolvimentismo que norteou grande parte das medidas adotadas por esses governos. Apontamos os erros, acertos e as consequências destas políticas na Educação Superior. Analisamos a interseccionalidade de direitos como instrumento de acesso ao Ensino Superior e de modificação estrutural da sociedade. Também analisamos o pensamento neoliberal que preconiza a austeridade do Estado. Pretendemos com este estudo contrapor ambas correntes de pensamento, desenvolvimentista e neoliberal, e propomos um horizonte para o futuro da Educação Superior.
Abstract: This monography aims at analyzing some social politics carried out during the 20th century, more specifically, the ones that were implemented during the Labor Party government. The study made a literature review about Developmentalism that guided most policies that were made by this government. We point out the mistakes, hits, and the consequences of this policies in College Education. We analyze the intersectionality of rights as an instrument of access to the College Education and the structural modification of society. Also, we analyze the neoliberal thinking that advocates austerity of the State. We intend, with this study, to oppose both currents of thought, developmentalism and neoliberal, and propose and horizon for the future of College Education.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2020.
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