Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Freddo, Daniela | - |
dc.contributor.author | Stachissini, Matheus Yohikawa | - |
dc.identifier.citation | STACHISSINI, Matheus Yohikawa. Educação superior e desigualdade: uma revisão do desenvolvimento e do neoliberalismo. 2020. 48 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografia objetiva analisar algumas políticas sociais realizadas ao longo do século XXI,
especificamente, as que foram implementadas nos governos do Partido dos Trabalhadores. O
estudo foi realizado com uma revisão da bibliografia acerca do Desenvolvimentismo que norteou
grande parte das medidas adotadas por esses governos. Apontamos os erros, acertos e as
consequências destas políticas na Educação Superior. Analisamos a interseccionalidade de
direitos como instrumento de acesso ao Ensino Superior e de modificação estrutural da
sociedade. Também analisamos o pensamento neoliberal que preconiza a austeridade do Estado.
Pretendemos com este estudo contrapor ambas correntes de pensamento, desenvolvimentista
e neoliberal, e propomos um horizonte para o futuro da Educação Superior. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Neoliberalismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desigualdade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimentismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Governo Dilma Rousseff | pt_BR |
dc.subject.keyword | Silva, Luiz Inácio Lula da, 1945- política e governo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acesso à educação | pt_BR |
dc.title | Educação superior e desigualdade : uma revisão do desenvolvimento e do neoliberalismo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-11-05T14:36:19Z | - |
dc.date.available | 2021-11-05T14:36:19Z | - |
dc.date.submitted | 2020-07-17 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29126 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This monography aims at analyzing some social politics carried out during the 20th century, more
specifically, the ones that were implemented during the Labor Party government. The study made
a literature review about Developmentalism that guided most policies that were made by this
government. We point out the mistakes, hits, and the consequences of this policies in College
Education. We analyze the intersectionality of rights as an instrument of access to the College
Education and the structural modification of society. Also, we analyze the neoliberal thinking that
advocates austerity of the State. We intend, with this study, to oppose both currents of thought,
developmentalism and neoliberal, and propose and horizon for the future of College Education. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Econômicas
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