Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/2910
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_CintiaRochaRibeiroDamacena.pdf320,18 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação dos alunos com necessidades educacionais especiais nas séries iniciais
Autor(es): Damacena, Cíntia Rocha Ribeiro
Orientador(es): Nogueira, Cleia Alves
Assunto: Educação inclusiva
Aprendizagem - avaliação
Data de apresentação: 2011
Data de publicação: 14-Fev-2012
Referência: DAMACENA, Cíntia Rocha Ribeiro. Avaliação dos alunos com necessidades educacionais especiais nas séries iniciais. 2011. 54 f. Monografia (Especialização em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2011.
Resumo: A Instituição de Ensino desenvolvendo a função social de atender às diversidades sociais, educacionais e cognitivas, vem se preparando a cada dia para atender aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (ANEE), para a inclusão. A evolução do atendimento da educação especial no mundo e no Brasil, nos dá uma visão muito clara do quanto se desenvolveu este apoio nesses últimos tempos. Este estudo teve como objetivo analisar o desempenho desses alunos para melhor compreensão dos processos avaliativos da inclusão no Ensino Fundamental. No caso específico deste trabalho, pesquisei o rendimento dos alunos com necessidades educacionais especiais, baseada numa perspectiva qualitativa considerando as estratégias, os procedimentos, os instrumentos de avaliação e as adequações curriculares. A partir das entrevistas realizadas com alguns pais do ANEE e questionário com professores e equipe gestora da Unidade de Ensino pesquisada, busquei analisar a proposta pedagógica para com base nos resultados encontrados dar razão a um aprofundamento teórico dentro das necessidades específicas do tema. Para que esse processo ocorra de forma eficaz, fez-se necessário a busca da psicopedagogia, para o atendimento aos alunos e para a dinâmica dentro da escola promovendo a avaliação e intervenção. O objetivo é uma harmonia entre a teoria, a prática escolar e a sociedade que nos cerca a fim de um diálogo humanizado dos procedimentos avaliativos; de avaliação formativa e processual buscada nesta pesquisa. Resultando no seguinte: equipe gestora, o Projeto Político Pedagógico e professores buscam utilização de uma avaliação processual e formativa, mas na prática estão apegados em semana de provas, desconsiderando como os pais que acreditam apenas em provas e notas para certificação do aprendizado dos filhos; necessitando de um novo olhar sobre essa prática.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde, 2011. Curso de Especialização a Distância em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2011.TCC.2910
Aparece na Coleção:Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons