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Título: Treino intensivo de nomeação para idosos neurotípicos
Autor(es): Ferreira, Amanda Cristina de Souza
Orientador(es): Cera, Maysa Luchesi
Assunto: Idosos - saúde
Linguagem
Memória em idosos
Data de apresentação: 28-Nov-2019
Data de publicação: 3-Nov-2021
Referência: FERREIRA, Amanda Cristina de Souza. Treino intensivo de nomeação para idosos neurotípicos. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fonoaudiologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A nomeação exige retomada de informações organizadas semântica e fonologicamente em sistemas de memória e recuperadas quando necessário. É comum os idosos neurologicamente saudáveis apresentarem queixas de memória. Objetivo: o estudo analisou a acurácia e a velocidade de nomeação de idosos neurotípicos antes e após dois treinamentos de nomeação, com e sem estimulação da compreensão oral. Método: Participaram deste estudo 10 indivíduos com idade acima de 60 anos, incluídos após entrevista, rastreio cognitivo e funcional. O treinamento de nomeação foi realizado em cinco sessões baseado na prática de recuperação. Metade do grupo foi submetido ao treino de nomeação isolado e metade ao treinamento associado a estímulos de compreensão oral. Resultado: os idosos apresentaram melhor desempenho de compreensão e de nomeação oral após os dois tipos de treinamento. Não houve diferença estatisticamente significante dos resultados na comparação entre os dois tipos de treinos. Conclusão: O treino de nomeação associado ao de compreensão oral por meio da técnica de recuperação, diminuiu o tempo de resposta e aumentou o número de acertos na nomeação de idosos neurotípicos. Por fim, os dois tipos de treinamento geraram semelhante benefício.
Abstract: Naming demand the retrieval of semantically and phoonologically organized information reclaimed when necessary. Neurologically healthy elderly often have memory complaints. Objective: The study analyzed the accuracy and speed of naming of neurotypic elders before and after two naming training, with and without stimulation of oral comprehension. Method: Participated in this study 10 individuals aged over 60 years, included after interview, cognitive and functional screening. The naming training was conducted in five sessions based on the recovery practice. Half of the group was submitted to naming training alone and half of the training associated with listening comprehension stimuli. Results: elderly showed better comprehension and oral naming performance after both types of training. There was no statistically significant difference in results when comparing the two types of training. Conclusion: Naming training associated with listening comprehension through the recovery technique decreased response time and increased the number of correct answers in naming hability of neurotypic elders. Finally, both types of training generated similar benefits.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Curso de Fonoaudiologia, 2019.
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