Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Lisniowski, Simone Aparecida | - |
dc.contributor.author | Santos, Luana Galeno dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Luana Galeno dos. Formação e valorização profissional vivenciadas por pedagogas do sistema socioeducativo na Unidade de Internação do Recanto das Emas - DF, Unire. 2021. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo norteia o sistema socioeducativo
brasileiro, as disposições constantes neste dispositivo legal demonstram as medidas que
são impostas à inimputáveis que cometem ato infracional análogo ao crime, podendo ser
em último caso e dependendo da gravidade da infração cometida o de restrição de
liberdade. A Unidade de Internação do Recanto das Emas - Unire, recebe socioeducandos
entre 18 e 21 anos de idade, e estes são acompanhados por uma equipe multidisciplinar
que inclui o pedagogo. A atuação do pedagogo é objeto de estudo em várias pesquisas e,
nesta, aborda-se o trabalho realizado com os jovens da Unire, a capacitação profissional
recebida e como sentem-se valorizados perante o trabalho desenvolvido. Nesse sentido,
esse estudo tem como objetivo identificar, na visão das pedagogas, como o próprio
trabalho tem sido valorizado e como ocorre a preparação para a atuação dentro da Unire.
Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória, por meio de entrevistas com 2
pedagogas, que posteriormente foram analisadas em caráter qualitativo. Os resultados a
partir das entrevistas demonstraram que há pouca ou quase nenhuma formação na
graduação de pedagogia da Universidade de Brasília- UnB acerca deste campo de
atuação, e por conseguinte há pouca preparação para atuar com socioeducandos a partir
das disciplinas ofertadas pelo curso. Encontrou-se também como resultado que o sistema
socioeducativo oferece cursos de qualificação profissional e que os pedagogos em geral
se interessam em realizá-los. Sobre a valorização profissional, é informado que as
frustrações da ineficiência das políticas públicas que atuam em conjunto com o Sinase
dentro da Unire, pois as entrevistadas não se sentem plenamente valorizadas e encontram
barreiras no seu trabalho com limites institucionais. Percebe-se então a necessidade de
primeiramente abrir a oferta de estudos dentro da graduação do curso de pedagogia da
UnB, pois um olhar voltado para os socioeducandos abrirá portas para linhas de pesquisa,
extensão e ensino fortalecendo cada vez mais o trabalho do pedagogo que atua na área.
No aspecto mais amplo, a necessidade de uma integração e estruturação das ações desta
política pública que efetivamente implementem os objetivos propostos e ofereça
condições para que os profissionais alcancem os resultados esperados. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogos - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogos - prática profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Adolescentes em privação de liberdade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia - prática | pt_BR |
dc.title | Formação e valorização profissional vivenciadas por pedagogas do sistema socioeducativo na Unidade de Internação do Recanto das Emas - DF, Unire | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-29T11:23:06Z | - |
dc.date.available | 2021-10-29T11:23:06Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29085 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The National System of Socio-Educational Assistance guides the Brazilian socioeducational system, the provisions contained in this legal provision demonstrate the
measures that are imposed on teenagers persons who commit an infraction analogous to
the crime, which can be in the last case and depending on the severity of the infraction
committed the restriction of freedom. The inpatient unit of Recanto das Emas - Unire,
receives juvenile between 18 and 21 years of age, these are accompanied by a
multidisciplinary team that includes the pedagogue. The role of the pedagogue is the
object of study in several researches, in this one, will which the work carried out with the
young people of Unire is addressed, the professional training received and how they feel
valued in relation to the work developed. In this sense, this study aims to identify, in the
view of the pedagogues, how the work itself has been valued and how the preparation for
acting within Unire occurs. To this end, an exploratory research was carried out, through
a interviews with two pedagogues that was subsequently analyzed in a qualitative
character. The results from the interviews showed that there is little or almost no training
in the pedagogy degree at the University of Brasilia - UnB, and as a consequence there is
little preparation to work with socio-students through the subjects offered by the
graduation. It was also found as a result that the socio-educational system offers
professional qualification courses and that educators in general are interested in
participating. About professional valorization, many feel that due to the inefficiency of
public policies that work together with the sinase within Unire, they do not feel fully
valued because they know that daily work development encounters barriers within
institutional limits. It is then perceived the need to first open a range of studies within the
undergraduate course of pedagogy at UnB, as a look towards socio-students opens doors
to lines of research, extension and teaching, strengthening more and more the work of the
pedagogue who works in the area. In the broadest aspect, the need for an integration and
structuring of the actions of this public policy that implements the proposed objectives
and provides the conditions for professionals to achieve the expected results. | pt_BR |
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