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dc.contributor.advisorLisniowski, Simone Aparecida-
dc.contributor.authorSantos, Luana Galeno dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Luana Galeno dos. Formação e valorização profissional vivenciadas por pedagogas do sistema socioeducativo na Unidade de Internação do Recanto das Emas - DF, Unire. 2021. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo norteia o sistema socioeducativo brasileiro, as disposições constantes neste dispositivo legal demonstram as medidas que são impostas à inimputáveis que cometem ato infracional análogo ao crime, podendo ser em último caso e dependendo da gravidade da infração cometida o de restrição de liberdade. A Unidade de Internação do Recanto das Emas - Unire, recebe socioeducandos entre 18 e 21 anos de idade, e estes são acompanhados por uma equipe multidisciplinar que inclui o pedagogo. A atuação do pedagogo é objeto de estudo em várias pesquisas e, nesta, aborda-se o trabalho realizado com os jovens da Unire, a capacitação profissional recebida e como sentem-se valorizados perante o trabalho desenvolvido. Nesse sentido, esse estudo tem como objetivo identificar, na visão das pedagogas, como o próprio trabalho tem sido valorizado e como ocorre a preparação para a atuação dentro da Unire. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória, por meio de entrevistas com 2 pedagogas, que posteriormente foram analisadas em caráter qualitativo. Os resultados a partir das entrevistas demonstraram que há pouca ou quase nenhuma formação na graduação de pedagogia da Universidade de Brasília- UnB acerca deste campo de atuação, e por conseguinte há pouca preparação para atuar com socioeducandos a partir das disciplinas ofertadas pelo curso. Encontrou-se também como resultado que o sistema socioeducativo oferece cursos de qualificação profissional e que os pedagogos em geral se interessam em realizá-los. Sobre a valorização profissional, é informado que as frustrações da ineficiência das políticas públicas que atuam em conjunto com o Sinase dentro da Unire, pois as entrevistadas não se sentem plenamente valorizadas e encontram barreiras no seu trabalho com limites institucionais. Percebe-se então a necessidade de primeiramente abrir a oferta de estudos dentro da graduação do curso de pedagogia da UnB, pois um olhar voltado para os socioeducandos abrirá portas para linhas de pesquisa, extensão e ensino fortalecendo cada vez mais o trabalho do pedagogo que atua na área. No aspecto mais amplo, a necessidade de uma integração e estruturação das ações desta política pública que efetivamente implementem os objetivos propostos e ofereça condições para que os profissionais alcancem os resultados esperados.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordAdolescentes em privação de liberdadept_BR
dc.subject.keywordPedagogia - práticapt_BR
dc.titleFormação e valorização profissional vivenciadas por pedagogas do sistema socioeducativo na Unidade de Internação do Recanto das Emas - DF, Unirept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-10-29T11:23:06Z-
dc.date.available2021-10-29T11:23:06Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29085-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The National System of Socio-Educational Assistance guides the Brazilian socioeducational system, the provisions contained in this legal provision demonstrate the measures that are imposed on teenagers persons who commit an infraction analogous to the crime, which can be in the last case and depending on the severity of the infraction committed the restriction of freedom. The inpatient unit of Recanto das Emas - Unire, receives juvenile between 18 and 21 years of age, these are accompanied by a multidisciplinary team that includes the pedagogue. The role of the pedagogue is the object of study in several researches, in this one, will which the work carried out with the young people of Unire is addressed, the professional training received and how they feel valued in relation to the work developed. In this sense, this study aims to identify, in the view of the pedagogues, how the work itself has been valued and how the preparation for acting within Unire occurs. To this end, an exploratory research was carried out, through a interviews with two pedagogues that was subsequently analyzed in a qualitative character. The results from the interviews showed that there is little or almost no training in the pedagogy degree at the University of Brasilia - UnB, and as a consequence there is little preparation to work with socio-students through the subjects offered by the graduation. It was also found as a result that the socio-educational system offers professional qualification courses and that educators in general are interested in participating. About professional valorization, many feel that due to the inefficiency of public policies that work together with the sinase within Unire, they do not feel fully valued because they know that daily work development encounters barriers within institutional limits. It is then perceived the need to first open a range of studies within the undergraduate course of pedagogy at UnB, as a look towards socio-students opens doors to lines of research, extension and teaching, strengthening more and more the work of the pedagogue who works in the area. In the broadest aspect, the need for an integration and structuring of the actions of this public policy that implements the proposed objectives and provides the conditions for professionals to achieve the expected results.pt_BR
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