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dc.contributor.advisorSilva, Edileuza Fernandes da-
dc.contributor.authorPereira, Lais Rodrigues-
dc.identifier.citationPEREIRA, Lais Rodrigues. Avaliação da aprendizagem: o uso do feedback em sala de aula. 2021. 83f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa foi desenvolvida no curso de licenciatura em Pedagogia, na Universidade de Brasília, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e articula-se às produções realizadas pelo Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Trabalho Docente, Didática e Trabalho Pedagógico (PRODOCÊNCIA) da Faculdade de Educação da UnB. Teve-se como objetivo geral analisar o feedback do processo avaliativo desenvolvido em sala de aula em uma turma do 5º ano do ensino fundamental. Os objetivos específicos são: a) compreender as concepções avaliativas do professor; b) compreender a percepção dos estudantes acerca da avaliação da aprendizagem e do feedback; e c) analisar como se desenvolve o processo avaliativo dentro de sala de aula e o feedback deste processo. Para tanto, foi realizada pesquisa de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Os dados foram levantados a partir da análise do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola e de documentos disponibilizados pelo professor, observações em sala de aula, entrevista semiestruturada com o docente, técnica de contação de história, desenho projetivo e grupo focal com estudantes. O referencial teórico se sustenta em Fernandes (2009), Luckesi (2011), Pinto (1994), Sadler (1989), Sobierajski (1992), Villas Boas (2012, 2019) e outros. Os resultados revelam que apesar da fala do professor trazer características de uma avaliação formativa, sua prática avaliativa é majoritariamente tradicional e meritocrática, marcada pelo ranqueamento e pela premiação (medalha e certificado) dos estudantes, os quais apoiam e gostam dessa dinâmica e, assim como o docente, acreditam que esse tipo de feedback contribui para suas aprendizagens.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAvaliação de aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject.keywordDidáticapt_BR
dc.subject.keywordEducação - avaliaçãopt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem : o uso do feedback em sala de aulapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-10-29T11:16:51Z-
dc.date.available2021-10-29T11:16:51Z-
dc.date.submitted2021-05-24-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29084-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This research was developed in the degree in Pedagogy course, at the University of Brasília (UnB), as Conclusion Coursework, and is linked to the productions made by the Study and Research Group about the Teaching Work, Didactics and Pedagogical Work (PRODOCÊNCIA) from Faculty of Education, UnB. It had a general objective to analyze the feedback of the assessment process that was developed in the 5th-grade classroom. The specific objectives are: a) to understand the assessment conceptions from the teacher; b) to understand the students’ conceptions about the assessment of learning and their vision of feedback; and c) to analyze how the assessment process inside a classroom is developed and the feedback from this process. So, a research of the qualitative approach the case study was done. The data was made from the analysis of the Political-Pedagogical Project (PPP) from the school and the documents provided by the teacher. It has included classroom observations, semi-structured interview with the teacher, storytelling technique, projective drawing and focus group with students. The theoretical reference sustains itself in Fernandes (2009), Luckesi (2011), Pinto (1994), Sadler (1989), Sobierajski (1992) Villas Boas (2012, 2019), and others. The results reveal that although the teacher’s speech has a formative assessment characteristic, their assessment practical is majority traditional and meritocratic, shown by the students ranking and award (medals and certificates), who support this dynamic and, just like the teacher, believe that this type of feedback helps for the students’ knowledge process.pt_BR
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