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dc.contributor.advisorSilva, Edileuza Fernandes da-
dc.contributor.authorCosta, Juliana de Souza-
dc.identifier.citationCOSTA, Juliana de Souza. Relação pedagógica professor-aluno nos anos iniciais do ensino fundamental: influências no processo de ensino-aprendizagem. 2021. 83f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa foi desenvolvida no curso de licenciatura em Pedagogia, na Universidade de Brasília, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e articula-se às produções realizadas pelo Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Trabalho Docente, Didática e Trabalho Pedagógico (PRODOCÊNCIA) da Faculdade de Educação da UnB, tendo como objeto as relações em sala de aula, espaço-tempo do ato educativo. Buscou-se contribuir para a ampliação da discussão acerca do cotidiano escolar, das relações em sala de aula e do que acarretam essas relações no ensino e na aprendizagem. Para tal, parte-se do pressuposto de que a relação pedagógica entre professor e alunos é intrínseca ao processo de ensino-aprendizagem e determinante para o êxito do ato educativo. Buscou-se compreender e discutir a dinâmica das relações sociais em sala de aula, questionando a respeito das implicações da relação pedagógica professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Distrito Federal. Tendo como objetivo geral: analisar como a relação pedagógica professor-aluno influencia o processo de ensino-aprendizagem. Como objetivos específicos: discutir as percepções do(a) professor(a) e dos estudantes acerca da relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem; e discutir como se dá a relação professor-aluno em uma turma de 5º ano. A pesquisa de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso utilizou para levantamento de dados: análise documental do projeto político-pedagógico da escola, observação de aulas, entrevista semiestruturada com a professora, grupo focal e desenho projetivo com estudantes. O referencial teórico baseia-se em Cordeiro (2011), Cunha (2012), Jesus (2003), Libâneo (1990), Morales (2008), Postic (1990), Veiga (2008), entre outros. Os resultados apontam que a relação pedagógica estudada é afetiva, intencional, gera feedback à docente e aos estudantes, é dialógica e repercute no ensino da professora e nas aprendizagens dos educandos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamental - séries iniciaispt_BR
dc.subject.keywordEstudantes - desempenho escolarpt_BR
dc.subject.keywordEstudantes - vivência escolarpt_BR
dc.subject.keywordProfessores - prática profissionalpt_BR
dc.subject.keywordProfessores e alunospt_BR
dc.titleRelação pedagógica professor-aluno nos anos iniciais do ensino fundamental : influências no processo de ensino-aprendizagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-10-29T11:09:32Z-
dc.date.available2021-10-29T11:09:32Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29083-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This research was developed in the undergraduate course in Pedagogy at the University of Brasilia, as a Course Conclusion Work (TCC) and is articulated to the productions carried out by the Study and Research Group on Teaching, Didactics and Pedagogical Work (PRODOCÊNCIA) from the School of Education at UnB, having as its object the relationships in the classroom, space-time of the educational act. It sought to contribute to the expansion of the discussion about the school routine, the relationships in the classroom and what these relationships entail in teaching and learning. To this end, it is based on the assumption that the pedagogical relationship between teacher and students is intrinsic to the teaching-learning process and crucial to the success of the educational act. The aim was to understand and discuss the dynamics of social relations in the classroom, questioning the implications of the pedagogical relationship teacher-student in the teaching-learning process in a 5th grade class in a public school in the Federal District. The general objective was to: analyze how the teacher-student pedagogical relationship influences the teaching-learning process. As specific objectives: discuss the teacher's and the students' perceptions about the teacher-student relationship in the teaching-learning process; and to discuss how the teacher-student relationship happens in a 5th grade class. This qualitative case study research used for data collection: document analysis of the school's political-pedagogical project, class observation, semi-structured interviews with the teacher, focus group, and projective drawing with students. The theoretical framework is based on Cordeiro (2011), Cunha (2012), Jesus (2003), Libâneo (1990), Morales (2008), Postic (1990), Veiga (2008), among others. The results indicate that the pedagogical relationship studied is affective, intentional, generates feedback to the teacher and students; it is dialogical and has repercussions on the teacher's teaching and on the student’s learning.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



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