Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Edileuza Fernandes da | - |
dc.contributor.author | Costa, Juliana de Souza | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Juliana de Souza. Relação pedagógica professor-aluno nos anos iniciais do ensino fundamental: influências no processo de ensino-aprendizagem. 2021. 83f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa foi desenvolvida no curso de licenciatura em Pedagogia, na Universidade de
Brasília, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e articula-se às produções realizadas
pelo Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Trabalho Docente, Didática e Trabalho Pedagógico
(PRODOCÊNCIA) da Faculdade de Educação da UnB, tendo como objeto as relações em
sala de aula, espaço-tempo do ato educativo. Buscou-se contribuir para a ampliação da
discussão acerca do cotidiano escolar, das relações em sala de aula e do que acarretam essas
relações no ensino e na aprendizagem. Para tal, parte-se do pressuposto de que a relação
pedagógica entre professor e alunos é intrínseca ao processo de ensino-aprendizagem e
determinante para o êxito do ato educativo. Buscou-se compreender e discutir a dinâmica das
relações sociais em sala de aula, questionando a respeito das implicações da relação
pedagógica professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem em uma turma de 5º ano do
Ensino Fundamental de uma escola pública do Distrito Federal. Tendo como objetivo geral:
analisar como a relação pedagógica professor-aluno influencia o processo de
ensino-aprendizagem. Como objetivos específicos: discutir as percepções do(a) professor(a) e
dos estudantes acerca da relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem; e
discutir como se dá a relação professor-aluno em uma turma de 5º ano. A pesquisa de
abordagem qualitativa do tipo estudo de caso utilizou para levantamento de dados: análise
documental do projeto político-pedagógico da escola, observação de aulas, entrevista
semiestruturada com a professora, grupo focal e desenho projetivo com estudantes. O
referencial teórico baseia-se em Cordeiro (2011), Cunha (2012), Jesus (2003), Libâneo
(1990), Morales (2008), Postic (1990), Veiga (2008), entre outros. Os resultados apontam que
a relação pedagógica estudada é afetiva, intencional, gera feedback à docente e aos estudantes,
é dialógica e repercute no ensino da professora e nas aprendizagens dos educandos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental - séries iniciais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes - desempenho escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes - vivência escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - prática profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores e alunos | pt_BR |
dc.title | Relação pedagógica professor-aluno nos anos iniciais do ensino fundamental : influências no processo de ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-29T11:09:32Z | - |
dc.date.available | 2021-10-29T11:09:32Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29083 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research was developed in the undergraduate course in Pedagogy at the University of
Brasilia, as a Course Conclusion Work (TCC) and is articulated to the productions carried out
by the Study and Research Group on Teaching, Didactics and Pedagogical Work
(PRODOCÊNCIA) from the School of Education at UnB, having as its object the
relationships in the classroom, space-time of the educational act. It sought to contribute to the
expansion of the discussion about the school routine, the relationships in the classroom and
what these relationships entail in teaching and learning. To this end, it is based on the
assumption that the pedagogical relationship between teacher and students is intrinsic to the
teaching-learning process and crucial to the success of the educational act. The aim was to
understand and discuss the dynamics of social relations in the classroom, questioning the
implications of the pedagogical relationship teacher-student in the teaching-learning process
in a 5th grade class in a public school in the Federal District. The general objective was to:
analyze how the teacher-student pedagogical relationship influences the teaching-learning
process. As specific objectives: discuss the teacher's and the students' perceptions about the
teacher-student relationship in the teaching-learning process; and to discuss how the
teacher-student relationship happens in a 5th grade class. This qualitative case study research
used for data collection: document analysis of the school's political-pedagogical project, class
observation, semi-structured interviews with the teacher, focus group, and projective drawing
with students. The theoretical framework is based on Cordeiro (2011), Cunha (2012), Jesus
(2003), Libâneo (1990), Morales (2008), Postic (1990), Veiga (2008), among others. The
results indicate that the pedagogical relationship studied is affective, intentional, generates
feedback to the teacher and students; it is dialogical and has repercussions on the teacher's
teaching and on the student’s learning. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|