Título: | A contação de história na educação infantil do Distrito Federal : o olhar para os projetos políticos pedagógicos e propostas pedagógicas |
Autor(es): | Barbosa, Giovanna Asevedo Lago |
Orientador(es): | Barbosa, Etienne Baldez Louzada |
Assunto: | Educação infantil Contação de histórias Projeto político-pedagógico |
Data de apresentação: | 2021 |
Data de publicação: | 28-Out-2021 |
Referência: | BARBOSA, Giovanna Asevedo Lago. A contação de história na educação infantil do Distrito Federal: o olhar para os projetos políticos pedagógicos e propostas pedagógicas. 2021. 128f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021 |
Resumo: | Além de ser uma prática que encanta os mais diversos sujeitos, oportunizando a eles
a vivência de emoções, desejos, lugares e ações, a contação de história pode e deve
ser entendida como uma linguagem artística multidisciplinar, principalmente quando
tratamos da primeira etapa da educação básica. Reconhecendo a importância, o
impacto e as diferentes formas de trabalhar com contação de histórias na Educação
Infantil, o olhar aqui se volta para as instituições do Distrito Federal, com o objetivo de
identificar como tal prática comparece nas suas Propostas Pedagógicas (PP). Além
dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP), fez-se pertinente o cotejamento com o
Currículo em Movimento da Educação Infantil do Distrito Federal e a VII Plenarinha
da Educação Infantil – Brincando e Encantando com Histórias, desenvolvida pela
Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal (SEEDF), por serem
documentos que possuem proposições integradas diretamente com a contação de
história e literatura infantil. Para tanto, alguns autores são interlocutores centrais,
como Abramovich, Bettelheim, Busatto e Coelho, de forma a caracterizar a atividade
de contar histórias e os seus contributos. O levantamento documental realizado
permite compreender como que se constitui uma concepção de trabalho com
literatura infantil e como que nele se insere ou não a contação de história,
demonstrando as estratégias pedagógicas lançadas para a efetivação do que foi
objetivado na rede. Nesse sentido, há uma permanência da prática de contação de
história na Educação Infantil no Distrito Federal, tendo como principal estratégia de
circulação dessa prática as rodas de leitura, a hora do conto e a sacola literária. |
Abstract: | In addition to being a practice that enchants the most diverse people, giving them the
opportunity to experience emotions, desires, sites and actions, storytelling can and
should be understood as a multidisciplinary artistic language, especially when dealing
with the first stage of basic education. Recognizing the importance, the impact and the
different ways of working with storytelling in Early Childhood Education, the focus in
this study turns to the institutions of the Federal District, in order to identify how such
practice appears in its Pedagogical Proposals (PP). Besides the Pedagogical Political
Projects (PPP), the comparison with the Curriculum in Movement of Early Childhood
Education in the Federal District and the 7th Plenary of Early Childhood Education -
Playing and Enchanting with Stories, developed by Secretariat of State and Education
of the Federal District (SEEDF), became relevant for being documents that have
propositions integrated directly with the storytelling and children's literature. To this
end, some authors are central interlocutors, such as Abramovich, Bettelheim, Busatto
and Coelho, in order to characterize the activity of storytelling and their contributions.
The documentary survey carried out makes it possible to understand how a
conception of work with children's literature is constituted and how storytelling is
inserted or not, demonstrating the pedagogical strategies launched for the realization
of what was objectified in the education network. In this sense, there is a permanence
of the storytelling practice in Early Childhood Education in the Federal District, with
the main circulation strategy of this practice being the reading wheels, the story time
and the literary bag. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.