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Título: A contação de história na educação infantil do Distrito Federal : o olhar para os projetos políticos pedagógicos e propostas pedagógicas
Autor(es): Barbosa, Giovanna Asevedo Lago
Orientador(es): Barbosa, Etienne Baldez Louzada
Assunto: Educação infantil
Contação de histórias
Projeto político-pedagógico
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 28-Out-2021
Referência: BARBOSA, Giovanna Asevedo Lago. A contação de história na educação infantil do Distrito Federal: o olhar para os projetos políticos pedagógicos e propostas pedagógicas. 2021. 128f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021
Resumo: Além de ser uma prática que encanta os mais diversos sujeitos, oportunizando a eles a vivência de emoções, desejos, lugares e ações, a contação de história pode e deve ser entendida como uma linguagem artística multidisciplinar, principalmente quando tratamos da primeira etapa da educação básica. Reconhecendo a importância, o impacto e as diferentes formas de trabalhar com contação de histórias na Educação Infantil, o olhar aqui se volta para as instituições do Distrito Federal, com o objetivo de identificar como tal prática comparece nas suas Propostas Pedagógicas (PP). Além dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP), fez-se pertinente o cotejamento com o Currículo em Movimento da Educação Infantil do Distrito Federal e a VII Plenarinha da Educação Infantil – Brincando e Encantando com Histórias, desenvolvida pela Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal (SEEDF), por serem documentos que possuem proposições integradas diretamente com a contação de história e literatura infantil. Para tanto, alguns autores são interlocutores centrais, como Abramovich, Bettelheim, Busatto e Coelho, de forma a caracterizar a atividade de contar histórias e os seus contributos. O levantamento documental realizado permite compreender como que se constitui uma concepção de trabalho com literatura infantil e como que nele se insere ou não a contação de história, demonstrando as estratégias pedagógicas lançadas para a efetivação do que foi objetivado na rede. Nesse sentido, há uma permanência da prática de contação de história na Educação Infantil no Distrito Federal, tendo como principal estratégia de circulação dessa prática as rodas de leitura, a hora do conto e a sacola literária.
Abstract: In addition to being a practice that enchants the most diverse people, giving them the opportunity to experience emotions, desires, sites and actions, storytelling can and should be understood as a multidisciplinary artistic language, especially when dealing with the first stage of basic education. Recognizing the importance, the impact and the different ways of working with storytelling in Early Childhood Education, the focus in this study turns to the institutions of the Federal District, in order to identify how such practice appears in its Pedagogical Proposals (PP). Besides the Pedagogical Political Projects (PPP), the comparison with the Curriculum in Movement of Early Childhood Education in the Federal District and the 7th Plenary of Early Childhood Education - Playing and Enchanting with Stories, developed by Secretariat of State and Education of the Federal District (SEEDF), became relevant for being documents that have propositions integrated directly with the storytelling and children's literature. To this end, some authors are central interlocutors, such as Abramovich, Bettelheim, Busatto and Coelho, in order to characterize the activity of storytelling and their contributions. The documentary survey carried out makes it possible to understand how a conception of work with children's literature is constituted and how storytelling is inserted or not, demonstrating the pedagogical strategies launched for the realization of what was objectified in the education network. In this sense, there is a permanence of the storytelling practice in Early Childhood Education in the Federal District, with the main circulation strategy of this practice being the reading wheels, the story time and the literary bag.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.
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