Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29074
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_FlaviaGarciaPortilho_tcc.pdf428,97 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSá, Antônio Villar Marques de-
dc.contributor.authorPortilho, Flávia Garcia-
dc.identifier.citationPORTILHO, Flávia Garcia. Ioga e “atenção plena” no ensino fundamental. 2021. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractApesar das diversas vertentes escolares cada centro de ensino se encontra com muitos desafios comuns como por exemplo captar e manter a atenção dos estudantes, certificarse de que o aluno compreendeu e absorveu o conteúdo, desenvolver autonomia, o senso crítico e promover a cultura da paz. Nessa pesquisa investiga-se sobre a inserção da ioga e mindfulness no ensino fundamental a fim de responder se é válido ou não sua incorporação nas escolas. Para tanto é necessário entender aspectos sobre como é a inserção da prática da ioga, o que auxilia na rotina dos alunos, quais as referências teóricas, as possibilidades para a integração e as bases legais da educação que conversam com o tema. Realiza-se então uma pesquisa exploratória e bibliográfica. Conclui-se que a ioga auxilia a escola no dia a dia com o enfrentamento de adversidades entre os alunos, na atenção e foco em sala de aula, nos resultados das provas e na convivência mais pacífica entre os estudantes. Portanto, defende-se que sua inserção no currículo é válida e benéfica a toda comunidade escolar.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordIogapt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.subject.keywordEnsino - meios auxiliarespt_BR
dc.titleIoga e “atenção plena” no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-10-28T18:37:36Z-
dc.date.available2021-10-28T18:37:36Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29074-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Despite the several school’s systems each educational center encounter mutual challenges as how to attract and maintain students attention, acknowledge if the student understood and comprehended the subject, develop autonomy, critical sense and promote the peace culture. In this research I investigate about the insertion of yoga and mindfulness into the elementary School curriculum to answer if it is valid or not its insertion. To do so it’s necessary to understand a few aspects such as how to insert yoga practice and how does it contribute in students routine, what are the theoretical references that exists, the possibilities on how to integrate and the legal bases that interact with this study. It’s executed then an exploratory and bibliographical research. It is concluded that yoga assists school’s routine by relieving students adversities, by increasing attention and focus in class, better results in tests and into a more peaceful relationship between students. Therefore, the insertion of yoga into elementary school curriculum is valid and beneficial to all schools communitypt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.