Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Sá, Antônio Villar Marques de | - |
dc.contributor.author | Portilho, Flávia Garcia | - |
dc.identifier.citation | PORTILHO, Flávia Garcia. Ioga e “atenção plena” no ensino fundamental. 2021. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Apesar das diversas vertentes escolares cada centro de ensino se encontra com muitos
desafios comuns como por exemplo captar e manter a atenção dos estudantes, certificarse de que o aluno compreendeu e absorveu o conteúdo, desenvolver autonomia, o senso
crítico e promover a cultura da paz. Nessa pesquisa investiga-se sobre a inserção da ioga
e mindfulness no ensino fundamental a fim de responder se é válido ou não sua
incorporação nas escolas. Para tanto é necessário entender aspectos sobre como é a
inserção da prática da ioga, o que auxilia na rotina dos alunos, quais as referências
teóricas, as possibilidades para a integração e as bases legais da educação que
conversam com o tema. Realiza-se então uma pesquisa exploratória e bibliográfica.
Conclui-se que a ioga auxilia a escola no dia a dia com o enfrentamento de adversidades
entre os alunos, na atenção e foco em sala de aula, nos resultados das provas e na
convivência mais pacífica entre os estudantes. Portanto, defende-se que sua inserção no
currículo é válida e benéfica a toda comunidade escolar. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ioga | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino - meios auxiliares | pt_BR |
dc.title | Ioga e “atenção plena” no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-28T18:37:36Z | - |
dc.date.available | 2021-10-28T18:37:36Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29074 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Despite the several school’s systems each educational center encounter mutual
challenges as how to attract and maintain students attention, acknowledge if the student
understood and comprehended the subject, develop autonomy, critical sense and
promote the peace culture. In this research I investigate about the insertion of yoga and
mindfulness into the elementary School curriculum to answer if it is valid or not its
insertion. To do so it’s necessary to understand a few aspects such as how to insert yoga
practice and how does it contribute in students routine, what are the theoretical
references that exists, the possibilities on how to integrate and the legal bases that
interact with this study. It’s executed then an exploratory and bibliographical research.
It is concluded that yoga assists school’s routine by relieving students adversities, by
increasing attention and focus in class, better results in tests and into a more peaceful
relationship between students. Therefore, the insertion of yoga into elementary school
curriculum is valid and beneficial to all schools community | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|