Título: | O abandono da profissão docente na SEEDF : as razões, o grau de satisfação e a atual ocupação dos ex-professores |
Autor(es): | Melo, Érica Nayara Paulino |
Orientador(es): | Cassettari, Nathalia |
Assunto: | Professores - prática profissional Professores - salários Satisfação no trabalho Evasão docente Distrito Federal (DF) - educação Distrito Federal (DF) - escolas públicas |
Data de apresentação: | 2021 |
Data de publicação: | 28-Out-2021 |
Referência: | MELO, Érica Nayara Paulino. O abandono da profissão docente na SEEDF : as razões, o grau de satisfação e a atual ocupação dos ex-professores. 2021. 119 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é um recorte da pesquisa “Por que os
professores deixam a rede pública do Distrito Federal? Um estudo sobre os pedidos de
exoneração” e tem como objetivo geral verificar as circunstâncias que motivaram o
abandono, o grau de satisfação após o abandono e a ocupação atual dos professores que se
desligaram da SEEDF entre os anos de 2007 e 2017. Em vistas disso, metodologicamente,
optou-se por dividir esta pesquisa em duas etapas: revisão bibliográfica em língua
portuguesa sobre o tema abandono da profissão docente, tabulação e análise de três
questões de questionário aplicado a esses professores. Importante elucidar que essas três
questões foram selecionadas dentre as 13 perguntas do questionário, pelo interesse em
entender melhor as problemáticas que envolvem a profissão docente a partir das
experiências que os respondentes relataram. O estudo das três questões poderá possibilitar
uma maior compreensão desse fenômeno e contribuir para o estabelecimento de medidas
que tornem a carreira do magistério público do Distrito Federal mais atrativa e, portanto,
menos suscetível ao abandono. A partir dos dados coletados, foi possível concluir que a
oportunidade de ingressar em outro cargo público com condições de trabalho mais atrativas
em relação à remuneração e ao plano de carreira somou-se a insatisfação com as condições
de trabalho na SEEDF e gerou o abandono. Desse modo, a maioria dos respondentes
passou a atuar em outros cargos públicos em áreas variadas e, inclusive, em instituições
educacionais na educação básica e no ensino superior. |
Abstract: | The present paper derive from the research “Why do teachers leave the Federal District’s
Schools? A study on requests for resignation” and it aims to verify the circumstances that
motivated teacher’s resignation, the degree of satisfaction after they left the school district
and the current occupation of the teachers who have resigned between 2007 and 2017. As
regards to methodology the research was divided in the following stages: bibliographic
review on teacher attrition and analysis of three of the questions that were part of a
questionnaire applied to those teachers. From the data collected, it was possible to
conclude that the opportunity to join another public office with better working conditions
as well as better salary and career plan added to dissatisfactions towards SEEDF and
motivated the resignation. Most of the respondents started to work in other public offices
in different areas, including educational institutions. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.