Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29070
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_IsabellaVieiraArcirioDeOliveira_tcc.pdf848,06 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorCavaton, Maria Fernanda Farah-
dc.contributor.authorOliveira, Isabella Vieira Arcirio de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Isabella Vieira Arcirio de. O uso do vídeo musical na aprendizagem da língua inglesa no contexto da educação infantil. 2021. 128f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo analisar o uso de vídeos musicais como ferramenta pedagógica efetiva de aprendizagem da língua inglesa em uma instituição de educação infantil localizada em Brasília – DF. O trabalho se propôs a realizar tal análise por meio da caracterização das estratégias pedagógicas da professora e das crianças frente aos vídeos musicais. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa em que foram realizadas três observações na instituição, feitas em uma turma do Infantil III, com crianças de idade entre 3 e 4 anos. Os dados foram coletados em principalmente dois momentos: apresentação dos vídeos musicais e atividade subsequente. Foi encontrada uma série de estratégias pedagógicas para a aprendizagem da língua inglesa por parte das crianças, tais como o codeswitching para comunicação dos vocabulários desconhecidos, o uso dos vocabulários centrais da aula sempre em inglês e a escuta atenta dos vocabulários presentes no vídeo musical. Foram encontradas também diversas estratégias por parte da professora, tais como como o uso do vídeo musical como material introdutório para a atividade subsequente, o uso de danças e movimentação corporal para ampliar a interatividade e o esclarecimento da intencionalidade das ações. Conclui-se que o vídeo musical como ferramenta de representação imagética da língua estrangeira promoveu dinamização das atividades em sala de aula, além de aumento da interação com o conteúdo.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordVídeo-aulaspt_BR
dc.subject.keywordLíngua inglesa - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEnsino - meios auxiliarespt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.titleO uso do vídeo musical na aprendizagem da língua inglesa no contexto da educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2021-10-28T18:24:58Z-
dc.date.available2021-10-28T18:24:58Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29070-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present work aimed to analyze the usage of musical videos as an effective pedagogical tool to English learning classes in an early childhood school located in Brasília - DF. To achieve the analysis, a research of the pedagogical strategies of both teacher and children was made when facing with musical videos. The research had a qualitative approach in which three observations were made at the school, in a PreKindergarten class, with children between 3 to 4 years of age. The data was collected, mainly, in two moments: presentation of the musical videos and subsequent activity. Many strategies used by the children were identified, such as codeswitching for communicating unknown vocabularies, usage of the central vocabularies of the class always in English and effective listening of the vocabularies present in the musical video. A substantial number of pedagogical strategies of the teacher were also found, such as the usage of musical video as an introductory material for the subsequent activity, the usage of dances and body movements to increase interactivity and the clarification of intentionality of the actions. It was concluded that the musical video, as a mechanism of imagery representation of the foreign language, promoted dynamization of activities in the classroom, in addition to increased interaction with the content.pt_BR
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.