Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cavaton, Maria Fernanda Farah | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Isabella Vieira Arcirio de | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Isabella Vieira Arcirio de. O uso do vídeo musical na aprendizagem da língua inglesa no contexto da educação infantil. 2021. 128f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo analisar o uso de vídeos musicais como
ferramenta pedagógica efetiva de aprendizagem da língua inglesa em uma instituição de
educação infantil localizada em Brasília – DF. O trabalho se propôs a realizar tal análise
por meio da caracterização das estratégias pedagógicas da professora e das crianças frente
aos vídeos musicais. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa em que foram
realizadas três observações na instituição, feitas em uma turma do Infantil III, com
crianças de idade entre 3 e 4 anos. Os dados foram coletados em principalmente dois
momentos: apresentação dos vídeos musicais e atividade subsequente. Foi encontrada
uma série de estratégias pedagógicas para a aprendizagem da língua inglesa por parte das
crianças, tais como o codeswitching para comunicação dos vocabulários desconhecidos,
o uso dos vocabulários centrais da aula sempre em inglês e a escuta atenta dos
vocabulários presentes no vídeo musical. Foram encontradas também diversas estratégias
por parte da professora, tais como como o uso do vídeo musical como material
introdutório para a atividade subsequente, o uso de danças e movimentação corporal para
ampliar a interatividade e o esclarecimento da intencionalidade das ações. Conclui-se que
o vídeo musical como ferramenta de representação imagética da língua estrangeira
promoveu dinamização das atividades em sala de aula, além de aumento da interação com
o conteúdo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vídeo-aulas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua inglesa - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino - meios auxiliares | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | O uso do vídeo musical na aprendizagem da língua inglesa no contexto da educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-28T18:24:58Z | - |
dc.date.available | 2021-10-28T18:24:58Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29070 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work aimed to analyze the usage of musical videos as an effective
pedagogical tool to English learning classes in an early childhood school located in
Brasília - DF. To achieve the analysis, a research of the pedagogical strategies of both
teacher and children was made when facing with musical videos. The research had a
qualitative approach in which three observations were made at the school, in a PreKindergarten class, with children between 3 to 4 years of age. The data was collected,
mainly, in two moments: presentation of the musical videos and subsequent activity.
Many strategies used by the children were identified, such as codeswitching for
communicating unknown vocabularies, usage of the central vocabularies of the class
always in English and effective listening of the vocabularies present in the musical video.
A substantial number of pedagogical strategies of the teacher were also found, such as
the usage of musical video as an introductory material for the subsequent activity, the
usage of dances and body movements to increase interactivity and the clarification of
intentionality of the actions. It was concluded that the musical video, as a mechanism of
imagery representation of the foreign language, promoted dynamization of activities in
the classroom, in addition to increased interaction with the content. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|