Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29066
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LucasDaSilvaSouza_tcc.pdf1,3 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Processos da engenharia de requisitos no contexto de internet das coisas (IoT) e técnicas de validação de requisitos
Autor(es): Souza, Lucas da Silva
Orientador(es): Canedo, Edna Dias
Assunto: Internet das coisas
Software - desenvolvimento
Engenharia de requisitos
Data de apresentação: 16-Ago-2021
Data de publicação: 28-Out-2021
Referência: SOUZA, Lucas da Silva. Processos da engenharia de requisitos no contexto de internet das coisas (IoT) e técnicas de validação de requisitos. 2021. 119 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A Internet das Coisas possibilitou um engrandecimento nas possibilidades de automação e de facilitação do cotidiano das pessoas. Desde automação residencial até a edifícios inteligentes, o aumento da popularidade da IoT traz um desafio para o desenvolvimento de software e a engenharia de requisitos. Desenvolvedores e empresas não estão familiarizados com os processos e técnicas de validação de requisitos existentes no contexto de sistema IoT. Por conta disso, possíveis falhas de projeto e retrabalhos durante o desenvolvimento de software são problemas a serem considerados pelas equipes de desenvolvimento. O objetivo desse artigo é investigar na literatura os processos de engenharia de requisitos no contexto de IoT e as técnicas de validação de requisitos utilizadas. Além disso, apresentar um guia para apoiar as equipes de desenvolvimento de software a ter acesso fácil aos processos e técnicas propostas na literatura para este contexto. Nós realizamos um survey com os practitioners da indústria para investigar se eles usam e conhecem os processos e técnicas identificadas na literatura. Nossos achados revelam que a técnica mais utilizada pelos practitioners para realizar a especificação de requisitos são as reuniões com as partes interessadas e brainstorming e para validar requisitos são utilizados os protótipos e casos de uso.
Abstract: The Internet of Things made possible an increase in the possibilities of automation and facilitation of people’s daily lives. From home automation to smart buildings, the rise in IoT’s popularity brings a challenge to software development and requirements engineering. Developers and companies are not familiar with the requirements validation processes and techniques that exist in the context of an IoT system. Therefore, possible project failures and rework during software development are issues to be considered by development teams. The aim of this article is to investigate the requirements engineering processes in the IoT context and the requirements validation techniques used in the literature. Also, present a guide to support software development teams to have easy access to the processes and techniques proposed in the literature for this context. We conducted a survey of industry practitioners to investigate whether they use and know the processes and techniques identified in the literature. Our findings reveal that the technique most used by practitioners to perform requirements specification are stakeholders meeting and brainstorming and to validate requirements are prototypes and use cases.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.