Título: | O TikTok como instrumento de marketing digital : estudo de caso @Netflix Brasil |
Autor(es): | Cares, Nathan Façanha |
Orientador(es): | Silva, Sivaldo Pereira da |
Assunto: | Redes sociais on-line TikTok (Rede social) Netflix (Plataforma de streaming) Marketing digital |
Data de apresentação: | 2021 |
Data de publicação: | 28-Out-2021 |
Referência: | CARES, Nathan Façanha. O TikTok como instrumento de marketing digital: estudo de caso @Netflix Brasil. 2021. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | A internet se tornou essencial no dia a dia da atual sociedade. Diversas atividades
migraram para esse meio e com o marketing não foi diferente. As marcas começaram
a aproveitar o alcance da internet e adaptaram suas estratégias para o digital,
principalmente dentro das redes sociais que vêm crescendo cada vez mais. Um dos
aplicativos que mais tem crescido mais nos últimos anos é a chinesa TikTok, tornando-
se mais um exemplo de rede social em que as empresas aproveitaram para se
aproximar dos clientes. A pesquisa tem como objetivo compreender como o TikTok
pode ser utilizado como ferramenta de marketing; analisar, através de uma coleta de
dados na página da Netflix Brasil, quais são as melhores combinações para gerar
engajamento com os usuários; e identificar algumas vantagens e desvantagens da
plataforma. Com base na pesquisa, foi percebido que é possível utilizar o TikTok como
uma ferramenta de marketing digital a fim de promover o produto e gerar laços com
os consumidores. Por fim, foram encontradas algumas variáveis em que a página
Netflix Brasil obteve melhores resultados e poderia aplicar em futuras estratégias para
a marca. |
Abstract: | The internet has become essential in today's society. Several activities migrated to this
medium, and marketing was not different. The brands started to take advantage of the
reach of the internet and changed their strategies towards digital communication,
especially inside the social networks that have been growing ever since. One of the
apps that have grown the most in the past years has been the Chinese app, TikTok,
becoming one more example of a social network in which companies took advantage
to get closer to customers. This research aims to understand how TikTok can be used
as a marketing tool; analyzed, through data collected from the “Netflix Brasil” profile,
what is the best combination to generate more engagement; and identify some
advantages and disadvantages of the platform. Based on the research, we were able
to notice that it is possible to use TikTok as a digital marketing tool to promote the
product and bonding with the end users. Finally, some variables were found in which
the Netflix Brazil page obtained better results and could be applied in future strategies
to the brand. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2021. |
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Aparece na Coleção: | Comunicação - Comunicação Organizacional
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