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dc.contributor.advisorSilva, Sivaldo Pereira da-
dc.contributor.authorCares, Nathan Façanha-
dc.identifier.citationCARES, Nathan Façanha. O TikTok como instrumento de marketing digital: estudo de caso @Netflix Brasil. 2021. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA internet se tornou essencial no dia a dia da atual sociedade. Diversas atividades migraram para esse meio e com o marketing não foi diferente. As marcas começaram a aproveitar o alcance da internet e adaptaram suas estratégias para o digital, principalmente dentro das redes sociais que vêm crescendo cada vez mais. Um dos aplicativos que mais tem crescido mais nos últimos anos é a chinesa TikTok, tornando- se mais um exemplo de rede social em que as empresas aproveitaram para se aproximar dos clientes. A pesquisa tem como objetivo compreender como o TikTok pode ser utilizado como ferramenta de marketing; analisar, através de uma coleta de dados na página da Netflix Brasil, quais são as melhores combinações para gerar engajamento com os usuários; e identificar algumas vantagens e desvantagens da plataforma. Com base na pesquisa, foi percebido que é possível utilizar o TikTok como uma ferramenta de marketing digital a fim de promover o produto e gerar laços com os consumidores. Por fim, foram encontradas algumas variáveis em que a página Netflix Brasil obteve melhores resultados e poderia aplicar em futuras estratégias para a marca.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordRedes sociais on-linept_BR
dc.subject.keywordTikTok (Rede social)pt_BR
dc.subject.keywordNetflix (Plataforma de streaming)pt_BR
dc.subject.keywordMarketing digitalpt_BR
dc.titleO TikTok como instrumento de marketing digital : estudo de caso @Netflix Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-28T12:51:52Z-
dc.date.available2021-10-28T12:51:52Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29064-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The internet has become essential in today's society. Several activities migrated to this medium, and marketing was not different. The brands started to take advantage of the reach of the internet and changed their strategies towards digital communication, especially inside the social networks that have been growing ever since. One of the apps that have grown the most in the past years has been the Chinese app, TikTok, becoming one more example of a social network in which companies took advantage to get closer to customers. This research aims to understand how TikTok can be used as a marketing tool; analyzed, through data collected from the “Netflix Brasil” profile, what is the best combination to generate more engagement; and identify some advantages and disadvantages of the platform. Based on the research, we were able to notice that it is possible to use TikTok as a digital marketing tool to promote the product and bonding with the end users. Finally, some variables were found in which the Netflix Brazil page obtained better results and could be applied in future strategies to the brand.pt_BR
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