Título: | Concessões no setor aeroportuário brasileiro : uma análise sobre regulação, concentração de mercado e participação estrangeira |
Autor(es): | Oliveira, Júlia Queiroz Maranhão de |
Orientador(es): | Bertussi, Geovana Lorena |
Assunto: | Concessões administrativas Aeroportos Setor aeroportuário Concentração de mercado |
Data de apresentação: | 23-Jul-2020 |
Data de publicação: | 27-Out-2021 |
Referência: | OLIVEIRA, Júlia Queiroz Maranhão de. Concessões no setor aeroportuário brasileiro: uma análise sobre regulação, concentração de mercado e participação estrangeira. 2020. 95 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma análise acerca da regulação, concentração e participação
estrangeira das concessões aeroportuárias no Brasil. Para isso, inicia-se com uma revisão de
literatura acerca da importância da infraestrutura e sua relação com relevantes variáveis
econômicas. Além disso, também é feito um apurado dos investimentos de infraestrutura no
Brasil, assim como um resumo de crescimento do setor aeroportuário e dos investimentos feitos
no mesmo. Uma revisão de literatura acerca da Economia da Regulação também é apresentada
e, logo após, há uma análise específica da regulação no setor aéreo – mostrando seu histórico e
realizando uma análise para os casos das concessões. Dando sequência, uma revisão de
literatura acerca de competição e concentração é feita, para, logo após, se analisar o setor
aeroportuário sob essa ótica. Como objetivo final do trabalho, é feito um cálculo da
concentração de mercado das concessões para as empresas e para as concessionárias utilizando se dos índices de concentração razão de concentração e HHI. Para a análise, se considerou duas
medidas para o grau de concentração, sendo elas passageiros pagos embarcados e carga paga
embarcada. Como resultado foi encontrado que o mercado analisado passou de amplamente
concentrado na segunda rodada de concessão para moderadamente concentrado na quinta
rodada de concessão, considerando as duas formas de medir o grau de concentração. Além
disso, analisou-se a participação estrangeira e se chegou ao resultado de que houve um aumento
dessa participação ao longo das rodadas. Por fim, o grau de concentração medido pela carga
paga embarcada mostrou índices de concentração mais elevados do que quando usado
passageiros pagos embarcados e mostrou menos participação estrangeira no mercado. |
Abstract: | This work presents an analysis about the regulation, concentration and foreign participation of
airport concessions in Brazil. For this, it begins with a literature review about the importance
of infrastructure and its relationship with relevant economic variables. In addition, the work
shows an assessment of infrastructure investments in Brazil and a summary of the growth of
the airport sector and the investments made in it. A literature review on the Economics of
Regulation is also presented and, shortly thereafter, there is a specific analysis of regulation in
the airline sector - showing its history and carrying out a specific analysis for the cases of the
concessions. Then, there are a literature review about competition and concentration, so that,
the airport sector can be analyzed from this perspective. As a final objective of the work, a
calculation is made of the market concentration of concessions for companies and
concessionaires, using the concentration ratio and HHI concentration indices. For the analysis,
two measures for the degree of concentration were considered: paid passengers on board and
paid cargo shipped. Both were used in the calculations separately. As a result, it was found that
the market analyzed went from being largely concentrated in the second round of concession to
moderately concentrated in the fifth round of concession, considering the two ways of
measuring the degree of concentration. In addition, foreign participation was analyzed and the
result was that there was an increase in this participation throughout the rounds. Finally, the
degree of concentration measured by the paid cargo shipped showed higher concentration rates
than when using paid passengers on board and showed less foreign participation in the market. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2020. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciências Econômicas
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.