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dc.contributor.advisorBertussi, Geovana Lorena-
dc.contributor.authorOliveira, Júlia Queiroz Maranhão de-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Júlia Queiroz Maranhão de. Concessões no setor aeroportuário brasileiro: uma análise sobre regulação, concentração de mercado e participação estrangeira. 2020. 95 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma análise acerca da regulação, concentração e participação estrangeira das concessões aeroportuárias no Brasil. Para isso, inicia-se com uma revisão de literatura acerca da importância da infraestrutura e sua relação com relevantes variáveis econômicas. Além disso, também é feito um apurado dos investimentos de infraestrutura no Brasil, assim como um resumo de crescimento do setor aeroportuário e dos investimentos feitos no mesmo. Uma revisão de literatura acerca da Economia da Regulação também é apresentada e, logo após, há uma análise específica da regulação no setor aéreo – mostrando seu histórico e realizando uma análise para os casos das concessões. Dando sequência, uma revisão de literatura acerca de competição e concentração é feita, para, logo após, se analisar o setor aeroportuário sob essa ótica. Como objetivo final do trabalho, é feito um cálculo da concentração de mercado das concessões para as empresas e para as concessionárias utilizando se dos índices de concentração razão de concentração e HHI. Para a análise, se considerou duas medidas para o grau de concentração, sendo elas passageiros pagos embarcados e carga paga embarcada. Como resultado foi encontrado que o mercado analisado passou de amplamente concentrado na segunda rodada de concessão para moderadamente concentrado na quinta rodada de concessão, considerando as duas formas de medir o grau de concentração. Além disso, analisou-se a participação estrangeira e se chegou ao resultado de que houve um aumento dessa participação ao longo das rodadas. Por fim, o grau de concentração medido pela carga paga embarcada mostrou índices de concentração mais elevados do que quando usado passageiros pagos embarcados e mostrou menos participação estrangeira no mercado.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordConcessões administrativaspt_BR
dc.subject.keywordAeroportospt_BR
dc.subject.keywordSetor aeroportuáriopt_BR
dc.subject.keywordConcentração de mercadopt_BR
dc.titleConcessões no setor aeroportuário brasileiro : uma análise sobre regulação, concentração de mercado e participação estrangeirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-27T16:59:13Z-
dc.date.available2021-10-27T16:59:13Z-
dc.date.submitted2020-07-23-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/29053-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work presents an analysis about the regulation, concentration and foreign participation of airport concessions in Brazil. For this, it begins with a literature review about the importance of infrastructure and its relationship with relevant economic variables. In addition, the work shows an assessment of infrastructure investments in Brazil and a summary of the growth of the airport sector and the investments made in it. A literature review on the Economics of Regulation is also presented and, shortly thereafter, there is a specific analysis of regulation in the airline sector - showing its history and carrying out a specific analysis for the cases of the concessions. Then, there are a literature review about competition and concentration, so that, the airport sector can be analyzed from this perspective. As a final objective of the work, a calculation is made of the market concentration of concessions for companies and concessionaires, using the concentration ratio and HHI concentration indices. For the analysis, two measures for the degree of concentration were considered: paid passengers on board and paid cargo shipped. Both were used in the calculations separately. As a result, it was found that the market analyzed went from being largely concentrated in the second round of concession to moderately concentrated in the fifth round of concession, considering the two ways of measuring the degree of concentration. In addition, foreign participation was analyzed and the result was that there was an increase in this participation throughout the rounds. Finally, the degree of concentration measured by the paid cargo shipped showed higher concentration rates than when using paid passengers on board and showed less foreign participation in the market.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



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