Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/29050
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_JoaoFranciscoPassosCrisostomo_tcc.pdf384,52 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Comportamento estratégico do Poder Executivo na execução de emendas parlamentares individuais após o orçamento impositivo
Autor(es): Crisóstomo, João Francisco Passos
Orientador(es): Mueller, Bernardo Pinheiro Machado
Assunto: Emendas parlamentares
Orçamento impositivo
Partidos políticos
Poder Executivo
Orçamento público
Data de apresentação: 16-Dez-2020
Data de publicação: 27-Out-2021
Referência: CRISÓSTOMO, João Francisco Passos. Comportamento estratégico do Poder Executivo na execução de emendas parlamentares individuais após o orçamento impositivo. 2020. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Já é bastante documentado e evidenciado que, apesar da Arena Legislativa possuir uma grande extensão de parlamentares com interesses diversos, os partidos políticos possuem elevada taxa de fidelidade no que definem para as votações. Isso se dá devido a mecanismos que os partidos possuem para punir ou premiar seus correligionários. Bem como, o Poder Executivo também possui mecanismos que garantem que o interesse dos partidos e partidários se alinhem ao deles. A utilização do Poder Executivo desses mecanismos é o que garante o intitulado presidencialismo de coalizão, no qual ele atua formando bases de coalizão no Congresso Nacional. Um dos mecanismos mais importantes é a execução das emendas parlamentares, sobretudo as individuais, o qual o Legislativo tentou enfraquecer ao aprovar a Emenda Constitucional nº 86 de 2015. Este trabalho verifica, através do modelo proposto por Pereira e Mueller (2002), que mesmo após a aprovação do Orçamento Impositivo, o governo ainda possui margem para influenciar na formação de bases de coalizão no Congresso Nacional.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.