Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Munhoz, Silmara Carina Dornelas | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Ana Lídia Alves | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Ana Lídia Alves. O bebê e suas interações afetivas em um contexto social. 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo compreender as interações afetivas dos bebês em um
contexto social. Está fundamentado no aporte teórico das teorias psicogenética de Henri Wallon
e da psicologia histórico-cultural de Lev Vigotski, uma vez que ambas dialogam ao conceberem
que o sujeito é socialmente constituído. O trabalho foi realizado no período de pandemia da
Covid 19, o que impossibilitou o contato presencial com os bebês. Então, a análise realizada foi
a partir de situações observadas por Jacira Carla Bosquetti Muniz, que ficou por 8 meses em
uma creche em Santa Catarina, e as apresentou em sua dissertação de mestrado no ano de 2017.
Respeitando a autora que nos apresenta suas observações com os bebês, procurou-se fazer o
próprio exercício de compreender mais sobre esse ser. Foi possível observar, a partir das
análises, como a interação social traz marcas em nossa constituição, passando pela afetividade,
e a importância dela para o nosso pleno desenvolvimento na sociedade. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças - desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interação social em crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934 | pt_BR |
dc.title | O bebê e suas interações afetivas em um contexto social | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-25T11:42:14Z | - |
dc.date.available | 2021-10-25T11:42:14Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/29009 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work aims to discuss the process of awakening the baby's consciousness that occurs
through social interactions and affectivity. It is based on the theoretical contribution of Henri
Wallon's psychogenetic theories and the historical-cultural psychology Lev Vigotski, since both
dialogue when conceiving that the subject is socially constituted. The study was carried out
during the pandemic period of Covid 19, which made it impossible to face-to-face contact with
the babies. So, the analysis was based on situations observed by Jacira Carla Bosquetti Muniz,
who stayed for 8 months in a day care center in Santa Catarina and presented them in her
master's thesis in 2017. Respecting the author who presents her observations with the babies,
we tried to do the exercise of understanding more about this being. It was possible to observe,
from the analyses, how social interaction brings marks in our constitution, passing through
affectivity, and the importance of it for our full development in society. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
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