Título: | Análise de transmissibilidade de vibração em veículo com foco em conforto |
Autor(es): | Ananias, Maryana Oliveira |
Orientador(es): | Paula, Aline Souza de |
Assunto: | Veículos Vibração Ergonomia |
Data de apresentação: | 15-Dez-2020 |
Data de publicação: | 21-Out-2021 |
Referência: | ANANIAS, Maryana Oliveira. Análise de transmissibilidade de vibração em veículo com foco em conforto. 2020. 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | O trabalho teve como objetivo propor um modelo para o isolamento de de vibrações
com o intuito de amenizar as vibrações que são sentidas pelo piloto de Baja SAE da
Universidade de Brasília. Para o projeto do isolador foi feito o estudo das vibrações às
quais estão sujeitas o piloto na atual configuração do veículo e nos dois modelos de isolamento
de vibrações propostos: um com rigidez constante e outro com rigidez dinâmica.
Em princípio buscou-se entender os aspectos ergonômicos associados a exposição de veículos
às vibrações e apresentar os níveis aceitáveis de conforto segundo a Norma ISO 2631
(1997). Representou-se numericamente o carro a partir de dois modelos de diferentes graus
de liberdade: um com 2GDL e outro com 4GDL. Apresentou-se a análise de ensaios de
resposta livre com dados fornecidos pela equipe, de onde foi possível obter as frequências
naturais do sistema e a caracterização de alguns parâmetros que foram usados nas análises
numéricas. O projeto dos isoladores compreendeu as análises sob excitação harmônica
dos modelos de 1GDL, 3GDL e 5GDL, sendo as duas últimas referentes ao acréscimo de
1GDL dos isoladores aos modelos de 2GDL e 4GDL do carro. Para cada uma delas foram
analisadas as influências dos principais parâmetros que modificam o comportamento da
curva de transmissibilidade visando estudar o desempenho dos isoladores quando acoplados
a sistemas de múltiplos graus de liberdade. As curvas de transmissibilidade dos
isoladores para os diferentes modelos foram então comparadas, constatando-se que apesar
de apresentar um ótimo desempenho em isolamento de vibrações quando avaliado em um
sistema de 1GDL, o SIRD não se mostrou eficaz ao ser acoplado aos sistemas de 2GDL e
4GDL do carro, não apresentando o resultado esperado de isolamento no caso particular
estudado. As acelerações r.m.s. foram avaliadas segundo a norma ISO 2631 (1997) para
o SSI, o SIRC e o SIRD, onde obteve-se uma redução das acelerações em até 65% para o
SIRD e 78% para o SIRC, quando avaliados no sistema de 3GDL. Com isso, foi proposto
o projeto do isolador de vibrações com rigidez constante a ser usado pela equipe Piratas
do Cerrado, sendo apresentada suas características de projeto. |
Abstract: | The work had the objective of propose a model for the isolation of vibrations
designing a vibration isolator
in order to reduce the vibrations suffered by the Baja SAE pilot from the University
of Brasilia. For the design of the isolator, the study of the vibrations to which the pilot
is subjected in the current configuration of the vehicle and in the two models of vibration
insulation proposed: one with constant stiffness and the other with dynamic stiffness. At
first the search was to understand the ergonomic aspects associated at the exposure of
vehicles to vibrations, and to present the acceptable comfort levels established by the
International Standard ISO 2631 (1997). The car was represented numerically from two
models with different degrees of freedom: one with 2GDL and the other with 4GDL. It is
presented the analysis of free response tests with data provided by the team, from where
it was possible to obtain the natural frequencies of the system and the characterization
of some parameters that were used in numerical analysis. The isolators design included
harmonic excitation analysis of 1GDL, 3GDL and 5GDL models, the last two being the
addition of 1GDL of the isolators to the car’s 2GDL and 4GDL models. For each one of
them the influences of the main parameters that modify the behavior of the transmissibility
curve were analyzed in order to study the performance of the isolators when connected
to systems with multiple degrees of freedom. The transmissibility curves of the isolators
for the different models were then compared, and it was verified that despite presenting an
excellent performance in vibration isolation when evaluated in a 1GDL system, the SIRD
was not efficient when connected to the 2GDL and 4GDL systems of the car, not being
adapted to the particular case studied. The r.m.s. accelerations are evaluated according
to ISO 2631 (1997) for SSI, SIRC and SIRD, where a reduction of the accelerations of up
to 78% for SIRC and 65% for SIRD was obtained, when it was evaluated in the 3GDL
system. With this, it is proposed the design of the vibration isolator with constant stiffness
to be used by the Piratas do Cerrado team, presenting its prototype in 3D and the
design characteristics. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2020. |
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