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Título: Análise de transmissibilidade de vibração em veículo com foco em conforto
Autor(es): Ananias, Maryana Oliveira
Orientador(es): Paula, Aline Souza de
Assunto: Veículos
Vibração
Ergonomia
Data de apresentação: 15-Dez-2020
Data de publicação: 21-Out-2021
Referência: ANANIAS, Maryana Oliveira. Análise de transmissibilidade de vibração em veículo com foco em conforto. 2020. 77 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O trabalho teve como objetivo propor um modelo para o isolamento de de vibrações com o intuito de amenizar as vibrações que são sentidas pelo piloto de Baja SAE da Universidade de Brasília. Para o projeto do isolador foi feito o estudo das vibrações às quais estão sujeitas o piloto na atual configuração do veículo e nos dois modelos de isolamento de vibrações propostos: um com rigidez constante e outro com rigidez dinâmica. Em princípio buscou-se entender os aspectos ergonômicos associados a exposição de veículos às vibrações e apresentar os níveis aceitáveis de conforto segundo a Norma ISO 2631 (1997). Representou-se numericamente o carro a partir de dois modelos de diferentes graus de liberdade: um com 2GDL e outro com 4GDL. Apresentou-se a análise de ensaios de resposta livre com dados fornecidos pela equipe, de onde foi possível obter as frequências naturais do sistema e a caracterização de alguns parâmetros que foram usados nas análises numéricas. O projeto dos isoladores compreendeu as análises sob excitação harmônica dos modelos de 1GDL, 3GDL e 5GDL, sendo as duas últimas referentes ao acréscimo de 1GDL dos isoladores aos modelos de 2GDL e 4GDL do carro. Para cada uma delas foram analisadas as influências dos principais parâmetros que modificam o comportamento da curva de transmissibilidade visando estudar o desempenho dos isoladores quando acoplados a sistemas de múltiplos graus de liberdade. As curvas de transmissibilidade dos isoladores para os diferentes modelos foram então comparadas, constatando-se que apesar de apresentar um ótimo desempenho em isolamento de vibrações quando avaliado em um sistema de 1GDL, o SIRD não se mostrou eficaz ao ser acoplado aos sistemas de 2GDL e 4GDL do carro, não apresentando o resultado esperado de isolamento no caso particular estudado. As acelerações r.m.s. foram avaliadas segundo a norma ISO 2631 (1997) para o SSI, o SIRC e o SIRD, onde obteve-se uma redução das acelerações em até 65% para o SIRD e 78% para o SIRC, quando avaliados no sistema de 3GDL. Com isso, foi proposto o projeto do isolador de vibrações com rigidez constante a ser usado pela equipe Piratas do Cerrado, sendo apresentada suas características de projeto.
Abstract: The work had the objective of propose a model for the isolation of vibrations designing a vibration isolator in order to reduce the vibrations suffered by the Baja SAE pilot from the University of Brasilia. For the design of the isolator, the study of the vibrations to which the pilot is subjected in the current configuration of the vehicle and in the two models of vibration insulation proposed: one with constant stiffness and the other with dynamic stiffness. At first the search was to understand the ergonomic aspects associated at the exposure of vehicles to vibrations, and to present the acceptable comfort levels established by the International Standard ISO 2631 (1997). The car was represented numerically from two models with different degrees of freedom: one with 2GDL and the other with 4GDL. It is presented the analysis of free response tests with data provided by the team, from where it was possible to obtain the natural frequencies of the system and the characterization of some parameters that were used in numerical analysis. The isolators design included harmonic excitation analysis of 1GDL, 3GDL and 5GDL models, the last two being the addition of 1GDL of the isolators to the car’s 2GDL and 4GDL models. For each one of them the influences of the main parameters that modify the behavior of the transmissibility curve were analyzed in order to study the performance of the isolators when connected to systems with multiple degrees of freedom. The transmissibility curves of the isolators for the different models were then compared, and it was verified that despite presenting an excellent performance in vibration isolation when evaluated in a 1GDL system, the SIRD was not efficient when connected to the 2GDL and 4GDL systems of the car, not being adapted to the particular case studied. The r.m.s. accelerations are evaluated according to ISO 2631 (1997) for SSI, SIRC and SIRD, where a reduction of the accelerations of up to 78% for SIRC and 65% for SIRD was obtained, when it was evaluated in the 3GDL system. With this, it is proposed the design of the vibration isolator with constant stiffness to be used by the Piratas do Cerrado team, presenting its prototype in 3D and the design characteristics.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2020.
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