Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28988
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_DaniloAlcantaraSantos_LisandraChristinyLinoReis_tcc.pdf5,77 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Do bar para dentro de casa : como a pandemia alterou o posicionamento das principais marcas de cervejas consumidas no Brasil
Autor(es): Santos, Danilo Alcantara
Reis, Lisandra Christiny Lino
Orientador(es): Dantas, Edmundo Brandão
Assunto: Pandemia
Marketing digital
Cerveja
Data de apresentação: Mai-2021
Data de publicação: 20-Out-2021
Referência: SANTOS, Danilo Alcantara; REIS, Lisandra Christiny Lino. Do bar para dentro de casa: como a pandemia alterou o posicionamento das principais marcas de cervejas consumidas no Brasil. 2021. 157 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O ano de 2020 foi marcado pela pandemia ocasionada pela doença Covid-19. Diversas medidas de proteção foram adotadas a fim de conter a proliferação do vírus, sendo a principal medida paliativa o isolamento social. O comércio considerado não essencial fechou as portas e a sociedade se viu na necessidade de privar-se em ambientes digitais. Não obstante desta realidade, as empresas também sofreram um choque. Com as portas fechadas, a solução foi investir no marketing digital para manter as marcas vivas, uma vez que sem vendas, sem empresa aberta. Porém diante de todo o cenário, as empresas perceberam que não adiantava apenas aumentar o volume de publicidade digital, também poderia ser necessário uma mudança no posicionamento da marca, para que os seus consumidores continuassem fiéis à marca ou passassem a consumir seus produtos. Nossa pesquisa investigou como as marcas de cervejas Skol, Heineken, Brahma, Antarctica, e Schin lidaram diante da pandemia com relação ao seu posicionamento de marca, por intermédio de uma análise de discurso nas publicações das redes sociais. Observou-se que a mudança de posicionamento ocorreu de forma gradativa nas redes sociais, principalmente, nos perfis com maior atividade: Skol, Heineken e Brahma. A temática abordada nos discursos das publicações também sofreu alteração, porém não se aplicando a todas as marcas selecionadas. Os resultados desta pesquisa endossam que o posicionamento de uma marca não é facilmente alterado. Ao final da pesquisa, concluímos também que, a maioria das marcas de cerveja utilizaram de forma limitada seu espaço das redes sociais para criar debates sobre o cenário construído após o surgimento do vírus.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Publicidade e Propaganda



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.