Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Dantas, Edmundo Brandão | - |
dc.contributor.author | Santos, Danilo Alcantara | - |
dc.contributor.author | Reis, Lisandra Christiny Lino | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Danilo Alcantara; REIS, Lisandra Christiny Lino. Do bar para dentro de casa: como a pandemia alterou o posicionamento das principais marcas de cervejas consumidas no Brasil. 2021. 157 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, Habilitação em Publicidade e Propaganda, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ano de 2020 foi marcado pela pandemia ocasionada pela doença Covid-19. Diversas medidas
de proteção foram adotadas a fim de conter a proliferação do vírus, sendo a principal medida
paliativa o isolamento social. O comércio considerado não essencial fechou as portas e a
sociedade se viu na necessidade de privar-se em ambientes digitais. Não obstante desta
realidade, as empresas também sofreram um choque. Com as portas fechadas, a solução foi
investir no marketing digital para manter as marcas vivas, uma vez que sem vendas, sem
empresa aberta. Porém diante de todo o cenário, as empresas perceberam que não adiantava
apenas aumentar o volume de publicidade digital, também poderia ser necessário uma mudança
no posicionamento da marca, para que os seus consumidores continuassem fiéis à marca ou
passassem a consumir seus produtos. Nossa pesquisa investigou como as marcas de cervejas
Skol, Heineken, Brahma, Antarctica, e Schin lidaram diante da pandemia com relação ao seu
posicionamento de marca, por intermédio de uma análise de discurso nas publicações das redes
sociais. Observou-se que a mudança de posicionamento ocorreu de forma gradativa nas redes
sociais, principalmente, nos perfis com maior atividade: Skol, Heineken e Brahma. A temática
abordada nos discursos das publicações também sofreu alteração, porém não se aplicando a
todas as marcas selecionadas. Os resultados desta pesquisa endossam que o posicionamento de
uma marca não é facilmente alterado. Ao final da pesquisa, concluímos também que, a maioria
das marcas de cerveja utilizaram de forma limitada seu espaço das redes sociais para criar
debates sobre o cenário construído após o surgimento do vírus. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pandemia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Marketing digital | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cerveja | pt_BR |
dc.title | Do bar para dentro de casa : como a pandemia alterou o posicionamento das principais marcas de cervejas consumidas no Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-20T22:09:33Z | - |
dc.date.available | 2021-10-20T22:09:33Z | - |
dc.date.submitted | 2021-05 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28988 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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Aparece na Coleção: | Comunicação - Publicidade e Propaganda
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