Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28971
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_JamileJorgeRamosSarchis_tcc.pdf1,93 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Como o uso das mídias sociais pelos atores políticos impacta o dia a dia da política brasileira : um estudo de caso da PEC do FUNDEB
Autor(es): Sarchis, Jamile Jorge Ramos
Orientador(es): Bataglia, Murilo Borsio
Assunto: Mídia social
Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB)
Mídia e política
Atividades parlamentares
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 20-Out-2021
Referência: SARCHIS, Jamile Jorge Ramos. Como o uso das mídias sociais pelos atores políticos impacta o dia a dia da política brasileira: um estudo de caso da PEC do FUNDEB. 2020. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência Política)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Esse trabalho aborda o uso das mídias sociais no dia a dia das atividades parlamentares. Nesse sentido, tem por objetivo verificar como, e se, essa nova forma de comunicação impacta o cotidiano institucional. Para tanto, analisam-se os impactos causados pela digitalização das mídias. No que se refere a possíveis motivações com esse uso por parte dos parlamentares, exploram-se os conceitos de gestão de visibilidade e traça-se um tipo ideal entre os que utilizam as redes. Em seguida, realiza-se o estudo de caso da tramitação do FUNDEB. Para que a repercussão desta tramitação seja nosso objeto de análise para as teses elaboradas no primeiro capítulo. Passando-se por fim para a análise dos posts dos deputados, senadores e membros do executivo a respeito do FUNDEB, buscando testar as hipóteses levantadas na fase teórica para responder as seguintes perguntas: Por que agentes políticos utilizam as mídias sociais em outros momentos, além do período eleitoral? Quais os possíveis resultados desse uso para os parlamentares? E para o processo político? O que é a construção de imagem e de capital social através das mídias sociais? Quem influencia quem? Os parlamentares realmente utilizam os frutos dos debates das redes sociais nas ações institucionais? Como a proximidade com o público pode vir a afetar a accountability? Utilizei o software de análise de informações de redes sociais “DataTora”, onde coletei os dados das redes sociais dos parlamentares do período da tramitação do projeto no congresso nacional. Trabalhei os dados para a partir dos insights responder as perguntas de pesquisa e estabelecer correlações a partir da análise exploratória dos dados;
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciência Política, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciência Política - Graduação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.