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Título: Avaliação dos níveis de vibração de corpo inteiro em motoristas de ônibus urbano do Distrito Federal
Autor(es): Rocha, Larissa Saboia da
Orientador(es): Nunes, Maria Alzira de Araújo
Coorientador(es): Paula, Aline Souza de
Assunto: Vibração
Motoristas
Ônibus urbanos
Data de apresentação: 12-Jul-2019
Data de publicação: 19-Out-2021
Referência: ROCHA, Larissa Saboia da. Avaliação dos níveis de vibração de corpo inteiro em motoristas de ônibus urbano do Distrito Federal. 2019. 115 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Motoristas de ônibus estão expostos à vibração de corpo inteiro (VCI) durante a sua jornada de trabalho. A vibração é um agente físico capaz de desencadear sérios riscos à saúde, e quando em exposição excessiva, é comumente associada à dores lombares. O presente estudo tem como objetivo mensurar e analisar os níveis de VCI em motoristas do transporte urbano do Distrito Federal, em situações reais de trabalho, tomando como base a norma ISO-2631 e a Norma de Higiene Ocupacional–NHO 09. O estudo envolveu 30 condutores e 7 percursos operados pela empresa co-participante em veículos básicos. Foi realizada a elaboração e aplicação de um questionário de anamnese visando a caracterização qualitativa dos motoristas quanto à sua saúde e suas percepções relacionadas aos estímulos vibratórios presentes em ambiente laboral. O conjunto HVM (Human Vibration Measurement) 100 e Seat Pad foi utilizado para a realização das medições experimentais. Os valores médios de aceleração resultante de exposição parcial (arep) por rota se mostraram boas estimativas para a aceleração resultante de exposição normalizada (aren), auxiliando na previsão de situações de insalubridade. Independente da rota estudada, os motoristas nos quais se aferiram os menores valores de percentual de gordura corpórea foram aqueles onde se obtiveram os maiores valores de arep medidos. O estudo preliminar com relação a massa suspensa do veículo diretamente ligada a quantidade de passageiros transportados mostra que quanto maior o número de indivíduos, maior é a aceleração à que o motorista é submetido.
Abstract: Bus drivers are exposed to whole body vibration (WBV) during their workday. Vibration is a physical agent capable of unleashing serious health risks, and when overexposed, is commonly associated with low back pain. The present study aims to measure and analyze VCI levels in urban transport drivers of the Federal District, in real working situations, based on the ISO-2631 and Occupational Hygiene Standard-NHO 09. The study involved 30 drivers and 7 routes operated by the co-participant company in basic vehicles. The elaboration and application of an anamnesis questionnaire was carried out aiming at the qualitative characterization of drivers regarding their health and their perceptions related to the vibratory stimuli present in their workplace. The set HVM (Human Vibration Measurement) 100 and Seat Pad was used to perform the experimental measurements. The mean acceleration values resulting from partial exposure (arep) per route were good estimates for the resulting acceleration of normalized exposure (aren), helping to predict unhealthy situations. Regardless of the route studied, the drivers in whom the lowest values of body fat percentage were measured were those where the highest values of arep measured were obtained. The preliminary study on the suspended mass of the vehicle directly connected to the number of passengers transported shows that the greater the number of individuals, the greater the acceleration to which the driver is subjected.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2019.
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