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Título: Análise de diferentes algoritmos de ajuste dinâmico de dificuldade que utilizam dados de atividade eletrodérmica em jogos digitais
Autor(es): Oliveira, Rennê Ruan A.
Orientador(es): Castanho, Carla Denise
Assunto: Jogos digitais
Ajuste Dinâmico de Dificuldade (ADD)
Data de apresentação: 25-Mai-2021
Data de publicação: 19-Out-2021
Referência: OLIVEIRA, Rennê Ruan A. Análise de diferentes algoritmos de ajuste dinâmico de dificuldade que utilizam dados de atividade eletrodérmica em jogos digitais. 2021. 87 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O alcance dos jogos digitais nos dias contemporâneos é cada vez maior. Sendo utilizados não apenas como catalisadores de prazer e diversão, atualmente jogos desempenham papéis importantes nas mais variadas áreas de conhecimento, como educação, medicina, treinamentos e esportes, dentre outras. A qualidade de jogos digitais, um fator subjetivo a se analisar, abre um leque de possibilidades de avaliação e refinamento utilizando técnicas emergentes na indústria de jogos. Não há dúvidas que a experiência de jogo deve ser prazerosa e efetiva, dado o seu propósito, para todos os perfis de jogadores. Nesse contexto, a técnica de Ajuste Dinâmico de Dificuldade (ADD) é utilizada para adaptar o nível de desafio que o jogo propõe para o nível de habilidade de cada jogador. O ADD pode ser realizado com base nos dados de desempenho advindos do próprio gameplay, ou utilizando dados fisiológicos de cada indivíduo para inferir seus níveis de excitação e os estados emocionais apresentados decorrer do jogo. Este último é denominado de ADD afetivo. Diversos trabalhos têm investigado este tema, empregando diferentes técnicas de ADD. Entretanto, cada trabalho calcula e infere a excitação do jogador a partir de dados de biofeedback de uma forma diferente. Este trabalho tem como objetivo analisar diferentes algoritmos de interpretação e manipulação do sinal da atividade eletrodérmica do jogador que é utilizado como entrada no cálculo de ajuste dinâmico de dificuldade. Além dos estudos teóricos, foi conduzido um experimento piloto com o jogo Asteroids: in the 2nd and 1/2th Dimension, para coletar resultados comparativos acerca dos algoritmos analisados.
Abstract: The reach of digital games in contemporary days is increasing. Being used not only as catalysts for pleasure and fun, games nowadays play important roles in the most varied areas of knowledge, such as education, medicine, training and sports, among others. The quality of digital games, a subjective factor to be analyzed, opens up a range of possibilities for evaluation and refinement using emerging techniques in the games industry. There is no doubt that the gaming experience should be pleasurable and effective, given its purpose, for all player profiles. In this context, the Dynamic Difficulty Adjustment (ADD) technique is used to adapt the level of challenge that the game proposes to the skill level of each player. The ADD can be performed based on performance data from the gameplay itself or using physiological data from each individual to infer their levels of excitement and the emotional states presented during the game. The latter is called affective ADD. Several studies have investigated this topic, using different ADD techniques. However, each study calculates and infers the player’s arousal from biofeedback data in a different way. This work aims to analyze different algorithms for the interpretation and manip- ulation of the signal of the electrodermal activity of the player that is used as input in the calculation of dynamic adjustment of difficulty. In addition to the theoretical stud- ies, a pilot experiment was conducted with the game Asteroids: in the 2nd and 1 / 2th Dimension, to collect comparative results about the analyzed algorithms.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2021.
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