Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Castanho, Carla Denise | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Rennê Ruan A. | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Rennê Ruan A. Análise de diferentes algoritmos de ajuste dinâmico
de dificuldade que utilizam dados de atividade eletrodérmica em jogos digitais. 2021. 87 f. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia da Computação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O alcance dos jogos digitais nos dias contemporâneos é cada vez maior. Sendo utilizados não apenas como catalisadores de prazer e diversão, atualmente jogos desempenham papéis importantes nas mais variadas áreas de conhecimento, como educação, medicina,
treinamentos e esportes, dentre outras. A qualidade de jogos digitais, um fator subjetivo a
se analisar, abre um leque de possibilidades de avaliação e refinamento utilizando técnicas
emergentes na indústria de jogos.
Não há dúvidas que a experiência de jogo deve ser prazerosa e efetiva, dado o seu
propósito, para todos os perfis de jogadores. Nesse contexto, a técnica de Ajuste Dinâmico
de Dificuldade (ADD) é utilizada para adaptar o nível de desafio que o jogo propõe
para o nível de habilidade de cada jogador. O ADD pode ser realizado com base nos
dados de desempenho advindos do próprio gameplay, ou utilizando dados fisiológicos de
cada indivíduo para inferir seus níveis de excitação e os estados emocionais apresentados
decorrer do jogo. Este último é denominado de ADD afetivo.
Diversos trabalhos têm investigado este tema, empregando diferentes técnicas de ADD. Entretanto, cada trabalho calcula e infere a excitação do jogador a partir de dados de
biofeedback de uma forma diferente. Este trabalho tem como objetivo analisar diferentes
algoritmos de interpretação e manipulação do sinal da atividade eletrodérmica do jogador
que é utilizado como entrada no cálculo de ajuste dinâmico de dificuldade. Além dos
estudos teóricos, foi conduzido um experimento piloto com o jogo Asteroids: in the
2nd and 1/2th Dimension, para coletar resultados comparativos acerca dos algoritmos
analisados. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos digitais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ajuste Dinâmico de Dificuldade (ADD) | pt_BR |
dc.title | Análise de diferentes algoritmos de ajuste dinâmico de dificuldade que utilizam dados de atividade eletrodérmica em jogos digitais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-19T00:54:32Z | - |
dc.date.available | 2021-10-19T00:54:32Z | - |
dc.date.submitted | 2021-05-25 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28952 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The reach of digital games in contemporary days is increasing. Being used not only as
catalysts for pleasure and fun, games nowadays play important roles in the most varied
areas of knowledge, such as education, medicine, training and sports, among others.
The quality of digital games, a subjective factor to be analyzed, opens up a range
of possibilities for evaluation and refinement using emerging techniques in the games
industry.
There is no doubt that the gaming experience should be pleasurable and effective, given
its purpose, for all player profiles. In this context, the Dynamic Difficulty Adjustment
(ADD) technique is used to adapt the level of challenge that the game proposes to the
skill level of each player. The ADD can be performed based on performance data from
the gameplay itself or using physiological data from each individual to infer their levels
of excitement and the emotional states presented during the game. The latter is called
affective ADD.
Several studies have investigated this topic, using different ADD techniques. However,
each study calculates and infers the player’s arousal from biofeedback data in a different
way. This work aims to analyze different algorithms for the interpretation and manip-
ulation of the signal of the electrodermal activity of the player that is used as input in
the calculation of dynamic adjustment of difficulty. In addition to the theoretical stud-
ies, a pilot experiment was conducted with the game Asteroids: in the 2nd and 1 / 2th
Dimension, to collect comparative results about the analyzed algorithms. | pt_BR |
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