Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Dias, Fagner de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Santos, Yasmim Augusto dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Yasmim Augusto dos. Criatividade enjaulada: uma análise do estímulo criativo em uma IES. 2021. 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo visa analisar as barreiras institucionais presentes no desempenho do
aluno com perfil criativo recém ingresso ao curso de Administração de uma IES,
visando contribuir com o atendimento das diretrizes das IES, que possuem como um
de seus objetivos desenvolver estudantes capacitados que resolvam questões de
forma rápida e criativa. As ferramentas utilizadas foram: survey aplicado aos discentes
para classificar seu papel segundo os perfis de Belbin e entrevistas com questionário
aberto e semiestruturado aplicado aos docentes. A análise dos dados foi realizada
com o auxílio dos softwares IBM SPSS e Iramuteq. Como resultado obteve-se que os
alunos de perfil criativo possuem um baixo desempenho na nota final e atividades
teóricas comparativamente aos outros perfis, tal informação possuí relação direta com
a percepção da criatividade pelos docentes, que apresentaram uma visão micro, vinda
de suas questões individuais, e visão macro, resultante das percepções dos docentes
com relação à IES. Entre as visões percebidas há uma forte presença do isomorfismo
mimético com relação ao incentivo às atividades que cativem a criatividade na IES,
sendo uma carga que os docentes atribuem a seu contexto de ensino, verificada a
presença e influências de atividades repetitivas e monótonas, causando o acômodo
no desenvolvimento de suas atribuições. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Criatividade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes universitários | pt_BR |
dc.subject.keyword | Isomorfismo institucional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Instituições de ensino superior | pt_BR |
dc.title | Criatividade enjaulada : uma análise do estímulo criativo em uma IES | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-18T18:12:44Z | - |
dc.date.available | 2021-10-18T18:12:44Z | - |
dc.date.submitted | 2021-05-13 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28949 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Administração
|