Título: | Estilos de aprendizagem de Kolb nas gerações X, Y e Z : um estudo com estudantes de Ciências Contábeis |
Autor(es): | Diniz, Marina Maciel |
Orientador(es): | Morgan, Beatriz Fátima |
Assunto: | Aprendizagem Ciências Contábeis - estudantes Universidade de Brasília (UnB) - Ciências Contábeis Universidade de Brasília (UnB) - Ciências Contábeis - qualidade do ensino Geração Z Estudantes - desempenho escolar |
Data de apresentação: | 17-Fev-2020 |
Data de publicação: | 18-Out-2021 |
Referência: | DINIZ, Marina Maciel. Estilos de aprendizagem de Kolb nas gerações X, Y e Z: um estudo com estudantes de Ciências Contábeis. 2020. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | A pesquisa elaborada com base no Inventário de Estilo de Aprendizagem de
David Kolb, teve por ideia inicial a análise dos estilos de aprendizagem dos
alunos de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília em Fevereiro de
2006 e segundo período letivo de 2019, no mês de novembro. A metodologia
aplicada foi o questionário de estio de aprendizagem de Kolb em uma
amostragem de alunos, totalizando 502 respondentes. Em análise aos
resultados, foi apresentado que 62% dos alunos da geração X, assim como
57% dos alunos pertencentes as gerações Y e e 53% na Z possuem estilo de
aprendizagem assimilativo, combinando os pontos fortes entre a
conceitualização abstrata e a observação reflexiva, se interessando mais por
conceitos e ideias abstratas. Observou-se também que o estilo com menor
predominância entre os alunos das três gerações foi o Acomodador, são
pessoas que se baseiam em situações práticas, tendem a correrem maiores
riscos do que os demais estilos e são conhecidos por serem pessoas
impacientes e teimosas, representando 8% dos alunos na geração X, 5% na
geração Y e 10% na Z, são pessoas com características práticas e gostam de
estarem sozinhos. O estilo divergente apresenta características emocionais e
imaginativas, alunos com esse estilo somaram 10% da pesquisa feita entre os
alunos da geração X, 13% na geração Y e 8% na geração Z. Ao serem
analisados por gênero, os estilos de aprendizagem Assimilador e Convergente
possuem predominância entre o sexo masculino e no sexo feminino o estilo
com maior predominância foi divergente. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2020. |
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Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
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