Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Morgan, Beatriz Fátima | - |
dc.contributor.author | Diniz, Marina Maciel | - |
dc.identifier.citation | DINIZ, Marina Maciel. Estilos de aprendizagem de Kolb nas gerações X, Y e Z: um estudo com estudantes de Ciências Contábeis. 2020. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa elaborada com base no Inventário de Estilo de Aprendizagem de
David Kolb, teve por ideia inicial a análise dos estilos de aprendizagem dos
alunos de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília em Fevereiro de
2006 e segundo período letivo de 2019, no mês de novembro. A metodologia
aplicada foi o questionário de estio de aprendizagem de Kolb em uma
amostragem de alunos, totalizando 502 respondentes. Em análise aos
resultados, foi apresentado que 62% dos alunos da geração X, assim como
57% dos alunos pertencentes as gerações Y e e 53% na Z possuem estilo de
aprendizagem assimilativo, combinando os pontos fortes entre a
conceitualização abstrata e a observação reflexiva, se interessando mais por
conceitos e ideias abstratas. Observou-se também que o estilo com menor
predominância entre os alunos das três gerações foi o Acomodador, são
pessoas que se baseiam em situações práticas, tendem a correrem maiores
riscos do que os demais estilos e são conhecidos por serem pessoas
impacientes e teimosas, representando 8% dos alunos na geração X, 5% na
geração Y e 10% na Z, são pessoas com características práticas e gostam de
estarem sozinhos. O estilo divergente apresenta características emocionais e
imaginativas, alunos com esse estilo somaram 10% da pesquisa feita entre os
alunos da geração X, 13% na geração Y e 8% na geração Z. Ao serem
analisados por gênero, os estilos de aprendizagem Assimilador e Convergente
possuem predominância entre o sexo masculino e no sexo feminino o estilo
com maior predominância foi divergente. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciências Contábeis - estudantes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília (UnB) - Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidade de Brasília (UnB) - Ciências Contábeis - qualidade do ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Geração Z | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes - desempenho escolar | pt_BR |
dc.title | Estilos de aprendizagem de Kolb nas gerações X, Y e Z : um estudo com estudantes de Ciências Contábeis | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-18T14:21:51Z | - |
dc.date.available | 2021-10-18T14:21:51Z | - |
dc.date.submitted | 2020-02-17 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28946 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
|