Título: | Automação em melhoria de processos : desenvolvimento tecnológico voluntário em logística urbana para uma empresa brasileira de medicina |
Autor(es): | Caldas, Victor Costa |
Orientador(es): | Bárcena Saavedra, Cayan Atreio Portela |
Assunto: | Automação Desenvolvimento tecnológico Logística empresarial Inovação em serviços |
Data de apresentação: | 18-Mai-2021 |
Data de publicação: | 18-Out-2021 |
Referência: | CALDAS, Victor Costa. Automação em melhoria de processos: desenvolvimento tecnológico voluntário em logística urbana para uma empresa brasileira de medicina. 2021. 109 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O surgimento dos computadores pessoais e celulares inteligentes gerou uma
revolução na utilização da internet, na acessibilidade individual à informação e nos
processos corporativos. Hoje observamos uma nova revolução: os meios tecnológicos
voltados à automação de processos e robotização de operações cognitivas e manuais
vêm se ampliando de forma acelerada, e já é possível perceber alguns impactos que
ocorrerão nos próximos anos. Este trabalho consiste na apresentação da formulação e
avaliação de uma dessas tecnologias, construída voluntariamente por meio da
programação, como produto deste projeto, para o departamento de logística urbana de
uma empresa de medicina nacional. O processo automatizado envolve a roteirização
de veículos urbanos, resolvendo o problema computacional de otimização combinatória
chamado de Problema de Roteamento de Veículos (PRV). A automação desse
processo tem efeito principalmente sobre os objetivos corporativos financeiros, por
meio da redução de custos e do aumento da capacidade produtiva, mas também atinge
positivamente outras frentes como a gestão por desempenho de RH, a qualidade do
atendimento ao cliente, o controle sobre a operação e a redução de emissão por
veículo ao meio ambiente. Os resultados, observados por meio de simulações, se
provaram amplamente satisfatórios: o software possibilita uma redução de custos de
aproximadamente R$78 mil mensais, com um aumento do faturamento de
aproximadamente R$1,6 milhões mensais através da expansão da operação. A
avaliação de eficiência do aplicativo por meio da pesquisa operacional utilizou mais de
100 blocos distintos de localidades aleatórias, cada um contendo de 28 a 264
endereços. Os ganhos foram verificados através das diferenças em cada bloco entre os
desempenhos do formato manual da operação (grupo de controle) e do formato
automático executado pelo algoritmo. A execução mecânica encontrou soluções
melhores que o grupo de controle em todas as simulações. |
Abstract: | The emergence of personal computers and smartphones created a revolution on
internet usage, individual accessibility to information and corporate processes. Today
we observe a new revolution: the technological means aimed at process automation
and robotization of cognitive and manual operations have been expanding at an
accelerated rate, and it's already possible to perceive some impacts that will occur in
the upcoming years. This work consists of presenting the formulation and evaluation of
one of these technologies, built voluntarily through programming, as a product of this
project, for the department of urban logistics in a Brazilian medicine company. The
automated process involves the routing of urban vehicles, through solving the
computational problem of combinatorial optimization called the Vehicle Routing Problem
(VRP). The automation of this process has an effect mainly on the corporation's
financial objectives, by reducing costs and increasing production capacity, but it also
positively affects other fronts such as HR performance management, quality of
customer service, control over operation, and reduction of environmental emission per
vehicle. The results, observed through simulations, proved to be highly satisfactory: the
software enables a cost reduction of approximately R$ 78 thousand per month, with an
increase in revenue of approximately R$ 1.6 million per month through the expansion of
the operation. The application's efficiency evaluation through operational research used
more than 100 distinct blocks of random locations, each containing 28 to 264
addresses. The gains were verified through the differences in each block between the
performances of it’s manual format of the operation (control group) and the automatic
format performed by the algorithm. The mechanical execution found better solutions
than the control group in all simulations. |
Resumén: | El levante de las computadoras personales y los teléfonos inteligentes ha
generado una revolución en el uso de Internet, en la accesibilidad individual a la
información y en los procesos corporativos. Hoy observamos una nueva revolución: los
medios tecnológicos orientados a la automatización de procesos y la robotización de
operaciones cognitivas y manuales se están expandiendo a un ritmo acelerado, y ya es
posible percibir algunos impactos que se producirán en los próximos años. Este trabajo
consiste en presentar la formulación y evaluación de una de estas tecnologías,
construida voluntariamente mediante programación, como producto de este proyecto, al
departamento de logística urbana de una empresa brasileña de medicina. El proceso
automatizado implica el enrutamiento de vehículos urbanos, resolviendo el problema
computacional de optimización combinatoria llamado Problema de Enrutamiento de
Vehículos. La automatización de este proceso tiene un efecto principalmente sobre los
objetivos financieros corporativos, al reducir costos y aumentar la capacidad productiva,
pero también afecta positivamente otros frentes como la gestión del desempeño de
RRHH, la calidad del servicio al cliente, el control de la operación y la reducción de
emisiones por vehículo al medio ambiente. Los resultados, observados mediante
simulaciones, se demostraron muy satisfactorios: el software permite una reducción de
costos de aproximadamente R$ 78 mil mensuales, con un aumento de los ingresos de
aproximadamente R$ 1,6 millones mensuales mediante la ampliación de la operación.
La evaluación de la eficiencia de la aplicación por medio de la investigación operativa
utilizó más de 100 bloques distintos de ubicaciones aleatorias, cada uno con entre 28 y
264 direcciones. Las ganancias se verificaron a través de las diferencias en cada
bloque entre los desempeños del formato manual de la operación (grupo de control) y
el formato automático realizado por el algoritmo. La ejecución mecánica encontró
mejores soluciones que el grupo de control en todas las simulaciones. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Administração
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.