Título: | Práticas de educação financeira divulgadas por bancos no Brasil : estudo baseado nas recomendações da organização para a cooperação e desenvolvimento econômico |
Autor(es): | Zahn, Rayssa Guedes |
Orientador(es): | Alves, Carlos André de Melo |
Assunto: | Educação financeira Bancos Estratégias empresariais Banco Central do Brasil Instituições financeiras |
Data de apresentação: | 7-Mai-2021 |
Data de publicação: | 18-Out-2021 |
Referência: | ZAHN, Rayssa Guedes. Práticas de educação financeira divulgadas por bancos no Brasil: estudo baseado nas recomendações da organização para a cooperação e desenvolvimento econômico. 2021. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O objetivo geral deste trabalho foi investigar o nível de divulgação das práticas de
educação financeira adotadas por bancos atuantes no Brasil, com base nas
recomendações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico.
Para tanto, foi realizado estudo de natureza descritiva, de caráter qualitativo quantitativo. A amostra é não probabilística por acessibilidade aos dados, composta
por 30 bancos atuantes no Brasil, selecionados na data-base dezembro de 2019, a
partir da base de dados IF.data do Banco Central do Brasil e da disponibilidade de
dados na B3. A amostra é ordenada de forma decrescente, de acordo com o valor do
ativo total (porte). Para tratamento dos dados, efetuou-se análise de conteúdo a partir
de quadro formado por 14 indicadores associados a 2 dimensões, baseado nas
referidas recomendações e complementado pela legislação brasileira relacionada,
totalizando 420 observações. Para o alcance dos objetivos específicos deste trabalho,
foram delimitadas como variáveis o porte (ativo total), o número de clientes, o tipo de
controle e o tipo de listagem. Para tratamento dos dados oriundos das observações
colhidas a respeito dos indicadores na análise de conteúdo, empregaram-se
estatística descritiva e inferencial, com uso do Teste Binomial, Teste Qui-Quadrado,
Teste Kolmogorov-Smirnov e Coeficiente de Correlação de Spearman. De maneira
geral, os resultados mostraram que o percentual de presença dos indicadores
representa 47,62% do total analisado, enquanto o percentual de indicadores ausentes
representa 52,38% desse total. Na análise das dimensões verificou-se maior
percentual de indicadores presentes na dimensão externa (64,29%) do que na
dimensão interna (30,05%). No que tange às variáveis, verificou-se que o número de
clientes, o tipo de controle e o tipo de listagem possuem relação significativa e/ou
influência no percentual de presença dos indicadores dos bancos da amostra. Por sua
vez, a variável porte não influenciou o percentual de indicadores presentes da amostra
de bancos. O estudo contribui para evidenciar a condição brasileira relacionada às
práticas de educação financeira divulgadas pelos bancos atuantes no Brasil, sob o
prisma da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, além de
identificar possíveis ações para majorar os percentuais dessas práticas e atingir os
objetivos da estratégia nacional de educação financeira. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Administração
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.