Título: | Por que os clientes continuam preferindo o banco digital Nubank |
Autor(es): | Burgos, Raffaello Martino Villari |
Orientador(es): | Paiva, João Carlos Neves de |
Assunto: | Serviços bancários Mobile banking Fintech Comportamento do consumidor Startup |
Data de apresentação: | 24-Mai-2021 |
Data de publicação: | 18-Out-2021 |
Referência: | BURGOS, Raffaello Martino Villari. Por que os clientes continuam preferindo o banco digital Nubank. 2021. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Durante muito tempo os bancos tradicionais foram a principal opção para as pessoas
que necessitavam de produtos e serviços bancários. Porém, nem sempre o
atendimento dispensado aos clientes e usuários se dava da forma por eles esperada.
Geralmente, a expectativa, dos clientes era tratamento agradável, taxas razoáveis,
tanto para produtos financeiros quanto na prestação de serviços. Esse
comportamento por parte dos bancos tradicionais, aliado ao desejo mudanças por
parte dos clientes, estimulou empreendedores e investidores do setor financeiro a
desenvolver tecnologias mais simples e econômicas para os clientes bancários. Daí
surgiram as fintechs, que criaram oportunidades na área financeira de varejo,
principalmente junto a uma população mais jovem, com um comportamento de
consumo muito associado às recentes tecnologias digitais. O modelo de negócios das
fintechs evoluiu rapidamente no setor financeiro de varejo, também chamados de
bancos digitais, sendo o Nubank a instituição líder de desempenho no mercado
brasileiro. Este trabalho procura ratificar atributos de valor do Nubank, percebidos
pelos seus clientes como capazes de conquistar e manter a sua fidelidade em longo
prazo. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi descritiva exploratória devido a que
frequentemente surgem novas informações relacionadas a este tema. Como resultado
foi percebido que os principais atributos pelos quais o Nubank se destaca são a
comunicação, a confiabilidade e o custo-beneficio. |
Abstract: | For a long time traditional banks were the main option for people who needed banking
products and services. However, the service provided to customers and users was not
always provided in the manner expected by them. Generally, the expectation of
customers was pleasant treatment, reasonable rates, both for financial products and
in the provision of services. This behavior on the part of traditional banks, coupled with
the desire for changes on the part of customers, encouraged entrepreneurs and
investors in the financial sector to develop simpler and more economical technologies
for bank customers. Hence, fintechs emerged, which created opportunities in the retail
financial area, mainly with a younger population, with a consumer behavior very
associated with recent digital technologies. The business model of fintechs has
evolved rapidly in the retail financial sector, also called digital banks, with Nubank being
the leading performance institution in the Brazilian market. This work seeks to ratify
Nubank's value attributes, perceived by its customers as capable of earning and
maintaining their long-term loyalty. The methodology used in this research was
descriptive and exploratory because new information related to this topic frequently
appears. As a result, it was realized that the main attributes for which Nubank stands
out are communication, reliability and cost-benefit. |
Resumén: | Durante mucho tiempo, los bancos tradicionales fueron la principal opción para las
personas que necesitaban productos y servicios bancarios. Sin embargo, el servicio
prestado a clientes y usuarios no siempre se brindó como se esperaba. En general, la
expectativa de los clientes era un trato agradable, tarifas razonables, tanto en
productos financieros como en la prestación de servicios. Este comportamiento de los
bancos tradicionales, sumado al deseo de cambios de los clientes, animó a los
empresarios e inversores del sector financiero a desarrollar tecnologías más sencillas
y económicas para los clientes bancarios. De ahí surgieron las fintechs, que crearon
oportunidades en el área financiera minorista, principalmente con una población más
joven, con un comportamiento de consumo muy asociado a las tecnologías digitales
recientes. El modelo de negocio de las fintechs ha evolucionado rápidamente en el
sector financiero minorista, también llamado banca digital, siendo Nubank la institución
líder en desempeño en el mercado brasileño. Este trabajo busca ratificar los atributos
de valor de Nubank, percibidos por sus clientes como capaces de ganarse y mantener
su lealtad a largo plazo. La metodología utilizada en esta investigación fue descriptiva
y exploratoria debido a que con frecuencia aparece nueva información relacionada
con este tema. Como resultado, se pudo constatar que los principales atributos por
los que sobresale Nubank son la comunicación, la fiabilidad y la relación costebeneficio. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021. |
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