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Título: Por que os clientes continuam preferindo o banco digital Nubank
Autor(es): Burgos, Raffaello Martino Villari
Orientador(es): Paiva, João Carlos Neves de
Assunto: Serviços bancários
Mobile banking
Fintech
Comportamento do consumidor
Startup
Data de apresentação: 24-Mai-2021
Data de publicação: 18-Out-2021
Referência: BURGOS, Raffaello Martino Villari. Por que os clientes continuam preferindo o banco digital Nubank. 2021. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Durante muito tempo os bancos tradicionais foram a principal opção para as pessoas que necessitavam de produtos e serviços bancários. Porém, nem sempre o atendimento dispensado aos clientes e usuários se dava da forma por eles esperada. Geralmente, a expectativa, dos clientes era tratamento agradável, taxas razoáveis, tanto para produtos financeiros quanto na prestação de serviços. Esse comportamento por parte dos bancos tradicionais, aliado ao desejo mudanças por parte dos clientes, estimulou empreendedores e investidores do setor financeiro a desenvolver tecnologias mais simples e econômicas para os clientes bancários. Daí surgiram as fintechs, que criaram oportunidades na área financeira de varejo, principalmente junto a uma população mais jovem, com um comportamento de consumo muito associado às recentes tecnologias digitais. O modelo de negócios das fintechs evoluiu rapidamente no setor financeiro de varejo, também chamados de bancos digitais, sendo o Nubank a instituição líder de desempenho no mercado brasileiro. Este trabalho procura ratificar atributos de valor do Nubank, percebidos pelos seus clientes como capazes de conquistar e manter a sua fidelidade em longo prazo. A metodologia utilizada nesta pesquisa foi descritiva exploratória devido a que frequentemente surgem novas informações relacionadas a este tema. Como resultado foi percebido que os principais atributos pelos quais o Nubank se destaca são a comunicação, a confiabilidade e o custo-beneficio.
Abstract: For a long time traditional banks were the main option for people who needed banking products and services. However, the service provided to customers and users was not always provided in the manner expected by them. Generally, the expectation of customers was pleasant treatment, reasonable rates, both for financial products and in the provision of services. This behavior on the part of traditional banks, coupled with the desire for changes on the part of customers, encouraged entrepreneurs and investors in the financial sector to develop simpler and more economical technologies for bank customers. Hence, fintechs emerged, which created opportunities in the retail financial area, mainly with a younger population, with a consumer behavior very associated with recent digital technologies. The business model of fintechs has evolved rapidly in the retail financial sector, also called digital banks, with Nubank being the leading performance institution in the Brazilian market. This work seeks to ratify Nubank's value attributes, perceived by its customers as capable of earning and maintaining their long-term loyalty. The methodology used in this research was descriptive and exploratory because new information related to this topic frequently appears. As a result, it was realized that the main attributes for which Nubank stands out are communication, reliability and cost-benefit.
Resumén: Durante mucho tiempo, los bancos tradicionales fueron la principal opción para las personas que necesitaban productos y servicios bancarios. Sin embargo, el servicio prestado a clientes y usuarios no siempre se brindó como se esperaba. En general, la expectativa de los clientes era un trato agradable, tarifas razonables, tanto en productos financieros como en la prestación de servicios. Este comportamiento de los bancos tradicionales, sumado al deseo de cambios de los clientes, animó a los empresarios e inversores del sector financiero a desarrollar tecnologías más sencillas y económicas para los clientes bancarios. De ahí surgieron las fintechs, que crearon oportunidades en el área financiera minorista, principalmente con una población más joven, con un comportamiento de consumo muy asociado a las tecnologías digitales recientes. El modelo de negocio de las fintechs ha evolucionado rápidamente en el sector financiero minorista, también llamado banca digital, siendo Nubank la institución líder en desempeño en el mercado brasileño. Este trabajo busca ratificar los atributos de valor de Nubank, percibidos por sus clientes como capaces de ganarse y mantener su lealtad a largo plazo. La metodología utilizada en esta investigación fue descriptiva y exploratoria debido a que con frecuencia aparece nueva información relacionada con este tema. Como resultado, se pudo constatar que los principales atributos por los que sobresale Nubank son la comunicación, la fiabilidad y la relación costebeneficio.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
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