Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/28932
Título: | Comportamento do consumidor : principais influências para microtransações em jogos eletrônicos |
Autor(es): | Fernando, Thiago Campos de |
Orientador(es): | Oliveira, Roque Magno de |
Assunto: | Jogos - aspectos psicológicos Jogos on-line Processo de decisão de compra Comportamento do consumidor Jogos digitais Compra online |
Data de apresentação: | 25-Mai-2021 |
Data de publicação: | 18-Out-2021 |
Referência: | FERNANDO, Thiago Campos de. Comportamento do consumidor: principais influências para microtransações em jogos eletrônicos. 2021. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Esta pesquisa buscou responder o seguinte problema de pesquisa: Quais as principais
influências por trás das microtransações in-game? O objetivo do trabalho é analisar e
identificar as influências positivas e negativas por trás das microtransações in-game. A
pesquisa apresenta finalidade básica estratégica com objetivo descritivo e exploratório,
possuindo abordagem quali-quantitativa e método hipotético-dedutivo. A aplicabilidade na
administração é entender o comportamento do consumidor de modo a oferecer melhores
produtos e serviços aos clientes. Os procedimentos utilizados para tratamento e análise de
dados foram pesquisas bibliográficas e levantamento de dados, majoritariamente
quantitativos, através de questionário online realizado através de mídias sociais e grupos
gamers no Facebook. O estudo contou com uma amostra de 278 participantes. Os resultados
demonstram que a grande maioria dos jogadores realizam compras in-game. Os principais
motivos são gostar do jogo, personalização e acelerar progressão. As principais barreiras são
dinheiro, percepção de táticas abusivas e sensação de arrependimento. Ao final, verificou-se a
funcionalidade das variáveis Freemium e Talento para realização de compras in-game. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Administração
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.