Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28932
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_ThiagoCamposDeFernando_tcc.pdf1,27 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Comportamento do consumidor : principais influências para microtransações em jogos eletrônicos
Autor(es): Fernando, Thiago Campos de
Orientador(es): Oliveira, Roque Magno de
Assunto: Jogos - aspectos psicológicos
Jogos on-line
Processo de decisão de compra
Comportamento do consumidor
Jogos digitais
Compra online
Data de apresentação: 25-Mai-2021
Data de publicação: 18-Out-2021
Referência: FERNANDO, Thiago Campos de. Comportamento do consumidor: principais influências para microtransações em jogos eletrônicos. 2021. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Esta pesquisa buscou responder o seguinte problema de pesquisa: Quais as principais influências por trás das microtransações in-game? O objetivo do trabalho é analisar e identificar as influências positivas e negativas por trás das microtransações in-game. A pesquisa apresenta finalidade básica estratégica com objetivo descritivo e exploratório, possuindo abordagem quali-quantitativa e método hipotético-dedutivo. A aplicabilidade na administração é entender o comportamento do consumidor de modo a oferecer melhores produtos e serviços aos clientes. Os procedimentos utilizados para tratamento e análise de dados foram pesquisas bibliográficas e levantamento de dados, majoritariamente quantitativos, através de questionário online realizado através de mídias sociais e grupos gamers no Facebook. O estudo contou com uma amostra de 278 participantes. Os resultados demonstram que a grande maioria dos jogadores realizam compras in-game. Os principais motivos são gostar do jogo, personalização e acelerar progressão. As principais barreiras são dinheiro, percepção de táticas abusivas e sensação de arrependimento. Ao final, verificou-se a funcionalidade das variáveis Freemium e Talento para realização de compras in-game.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.