Título: | Verde é a cor da moda? : o impacto do apelo sustentável em anúncios no valor percebido de marcas de roupa |
Autor(es): | Oliveira, Victor Almeida Torres de |
Orientador(es): | Watanabe, Eluiza Alberto de Morais |
Assunto: | Moda - sustentabilidade Marca de produtos Consumidores - comportamento de compra Vestuário |
Data de apresentação: | 14-Mai-2021 |
Data de publicação: | 18-Out-2021 |
Referência: | OLIVEIRA, Victor Almeida Torres de. Verde é a cor da moda?: o impacto do apelo sustentável em anúncios no valor percebido de marcas de roupa. 2021. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Dada a lacuna de estudos sobre a relação entre o apelo sustentável em
anúncios e o valor percebido em marcas de roupa, o presente estudo teve como
objetivo analisar essa relação considerando duas marcas de roupa, uma forte e
outra fraca. Para isso, foi realizada a aplicação de um questionário online, com 306
respondentes. O apelo do anúncio (sustentável x funcional) e a força da marca
(fraca x forte) foram as variáveis manipuladas. Já a mudança no valor da marca foi
a variável dependente. Os resultados, analisados através da MANCOVA não paramétrica, apontaram que a força da marca afeta diretamente as seis dimensões
do Valor da Marca sendo que, para marca fraca, a mudança é maior. Quanto aos
efeitos do apelo do anúncio, notou-se um aumento na mudança da imagem quando
os respondentes foram expostos ao anúncio com apelo sustentável e funcional, em
detrimento ao anúncio sem apelo. Já em relação à mudança na Lealdade, foi
observado um aumento nos grupos que visualizaram anúncios com apelo
sustentável. Por fim, para a mudança na Disposição a Pagar Preços Premium, a
variação foi maior para os respondentes expostos ao anúncio com apelo
sustentável. A partir disso, concluiu-se que o estudo atingiu seu objetivo principal,
uma vez que demonstrou o impacto do apelo sustentável em algumas dimensões
do Valor da Marca. Além disso, a pesquisa contribuiu para a literatura dos principais
temas nela abordados, como as relações entre apelo dos anúncios e Valor da
Marca, especialmente no setor de vestuário, e entre sustentabilidade e Valor da
Marca. O estudo também teve contribuições gerenciais, uma vez que mostra que
não necessariamente precisa haver um trade-off entre sustentabilidade e
desempenho. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021. |
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