Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Watanabe, Eluiza Alberto de Morais | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Victor Almeida Torres de | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Victor Almeida Torres de. Verde é a cor da moda?: o impacto do apelo sustentável em anúncios no valor percebido de marcas de roupa. 2021. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Dada a lacuna de estudos sobre a relação entre o apelo sustentável em
anúncios e o valor percebido em marcas de roupa, o presente estudo teve como
objetivo analisar essa relação considerando duas marcas de roupa, uma forte e
outra fraca. Para isso, foi realizada a aplicação de um questionário online, com 306
respondentes. O apelo do anúncio (sustentável x funcional) e a força da marca
(fraca x forte) foram as variáveis manipuladas. Já a mudança no valor da marca foi
a variável dependente. Os resultados, analisados através da MANCOVA não paramétrica, apontaram que a força da marca afeta diretamente as seis dimensões
do Valor da Marca sendo que, para marca fraca, a mudança é maior. Quanto aos
efeitos do apelo do anúncio, notou-se um aumento na mudança da imagem quando
os respondentes foram expostos ao anúncio com apelo sustentável e funcional, em
detrimento ao anúncio sem apelo. Já em relação à mudança na Lealdade, foi
observado um aumento nos grupos que visualizaram anúncios com apelo
sustentável. Por fim, para a mudança na Disposição a Pagar Preços Premium, a
variação foi maior para os respondentes expostos ao anúncio com apelo
sustentável. A partir disso, concluiu-se que o estudo atingiu seu objetivo principal,
uma vez que demonstrou o impacto do apelo sustentável em algumas dimensões
do Valor da Marca. Além disso, a pesquisa contribuiu para a literatura dos principais
temas nela abordados, como as relações entre apelo dos anúncios e Valor da
Marca, especialmente no setor de vestuário, e entre sustentabilidade e Valor da
Marca. O estudo também teve contribuições gerenciais, uma vez que mostra que
não necessariamente precisa haver um trade-off entre sustentabilidade e
desempenho. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Moda - sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Marca de produtos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Consumidores - comportamento de compra | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vestuário | pt_BR |
dc.title | Verde é a cor da moda? : o impacto do apelo sustentável em anúncios no valor percebido de marcas de roupa | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-18T12:59:40Z | - |
dc.date.available | 2021-10-18T12:59:40Z | - |
dc.date.submitted | 2021-05-14 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28930 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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