Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/28929
Título: | Bem-estar e qualidade de vida no teletrabalho de professores durante a pandemia da Covid-19 |
Autor(es): | Silva, Priscila Maria da |
Orientador(es): | Paschoal, Tatiane |
Assunto: | Teletrabalho covid-19 Bem-estar no trabalho Professores - saúde Ensino remoto Pandemia Qualidade de vida no trabalho |
Data de apresentação: | 20-Mai-2021 |
Data de publicação: | 18-Out-2021 |
Referência: | SILVA, Priscila Maria da. Bem-estar e qualidade de vida no teletrabalho de professores durante a pandemia da Covid-19. 2021. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | A pandemia da Covid-19 trouxe uma série de mudanças e desafios a
profissionais e organizações de diferentes áreas e setores no mundo todo. No campo
educacional, o ensino remoto emergencial exigiu um total replanejamento da atividade
e da organização do trabalho. De um dia para o outro, os professores se viram em
casa, utilizando tecnologias de informação e comunicação para poderem cumprir suas
tarefas e responsabilidades. A presente pesquisa buscou descrever as vivências de
qualidade de vida no teletrabalho (QVTe) e bem-estar no trabalho de professores da
rede pública do Distrito Federal em situação de ensino remoto emergencial. Mais
especificamente, buscou-se verificar possíveis associações entre a QVTe e o bemestar no trabalho de professores. Participaram da pesquisa um total de 208
professores, que responderam a um questionário composto pela escala de bem-estar
no trabalho e escala de qualidade de vida no teletrabalho, ambas validadas no Brasil.
Foram conduzidas análises estatísticas descritivas, como cálculo de média e desvio
padrão, e correlações bivariadas de Pearson. Os resultados revelaram que as
dimensões mais críticas da QVTe foram a sobrecarga de trabalho e a estrutura
tecnológica. Quanto às dimensões de bem-estar no trabalho, os resultados indicaram
a predominância de afeto negativo em relação ao afeto positivo. Quanto às
associações, verificaram-se correlações significativas entre todas as dimensões de
QVTe e as dimensões de bem-estar no trabalho, sendo a associação mais forte entre
estrutura tecnológica e realização. A presente pesquisa oferece um diagnóstico das
vivências dos professores em um contexto de trabalho em transformação que se
acelerou durante a pandemia da Covid-19. Os resultados alertam para a necessidade
de intervenção sobre as variáveis de contexto de teletrabalho, a fim, principalmente,
de mitigar efeitos nocivos sobre o bem-estar e promover o afeto positivo e a realização
pessoal no trabalho. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Administração
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.