Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28929
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_PriscilaMariaDaSilva_tcc.pdf555,72 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Bem-estar e qualidade de vida no teletrabalho de professores durante a pandemia da Covid-19
Autor(es): Silva, Priscila Maria da
Orientador(es): Paschoal, Tatiane
Assunto: Teletrabalho
Covid-19
Bem-estar no trabalho
Professores - saúde
Ensino remoto
Pandemia
Qualidade de vida no trabalho
Data de apresentação: 20-Mai-2021
Data de publicação: 18-Out-2021
Referência: SILVA, Priscila Maria da. Bem-estar e qualidade de vida no teletrabalho de professores durante a pandemia da Covid-19. 2021. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A pandemia da Covid-19 trouxe uma série de mudanças e desafios a profissionais e organizações de diferentes áreas e setores no mundo todo. No campo educacional, o ensino remoto emergencial exigiu um total replanejamento da atividade e da organização do trabalho. De um dia para o outro, os professores se viram em casa, utilizando tecnologias de informação e comunicação para poderem cumprir suas tarefas e responsabilidades. A presente pesquisa buscou descrever as vivências de qualidade de vida no teletrabalho (QVTe) e bem-estar no trabalho de professores da rede pública do Distrito Federal em situação de ensino remoto emergencial. Mais especificamente, buscou-se verificar possíveis associações entre a QVTe e o bemestar no trabalho de professores. Participaram da pesquisa um total de 208 professores, que responderam a um questionário composto pela escala de bem-estar no trabalho e escala de qualidade de vida no teletrabalho, ambas validadas no Brasil. Foram conduzidas análises estatísticas descritivas, como cálculo de média e desvio padrão, e correlações bivariadas de Pearson. Os resultados revelaram que as dimensões mais críticas da QVTe foram a sobrecarga de trabalho e a estrutura tecnológica. Quanto às dimensões de bem-estar no trabalho, os resultados indicaram a predominância de afeto negativo em relação ao afeto positivo. Quanto às associações, verificaram-se correlações significativas entre todas as dimensões de QVTe e as dimensões de bem-estar no trabalho, sendo a associação mais forte entre estrutura tecnológica e realização. A presente pesquisa oferece um diagnóstico das vivências dos professores em um contexto de trabalho em transformação que se acelerou durante a pandemia da Covid-19. Os resultados alertam para a necessidade de intervenção sobre as variáveis de contexto de teletrabalho, a fim, principalmente, de mitigar efeitos nocivos sobre o bem-estar e promover o afeto positivo e a realização pessoal no trabalho.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.