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dc.contributor.advisorPaschoal, Tatiane-
dc.contributor.authorSilva, Priscila Maria da-
dc.identifier.citationSILVA, Priscila Maria da. Bem-estar e qualidade de vida no teletrabalho de professores durante a pandemia da Covid-19. 2021. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA pandemia da Covid-19 trouxe uma série de mudanças e desafios a profissionais e organizações de diferentes áreas e setores no mundo todo. No campo educacional, o ensino remoto emergencial exigiu um total replanejamento da atividade e da organização do trabalho. De um dia para o outro, os professores se viram em casa, utilizando tecnologias de informação e comunicação para poderem cumprir suas tarefas e responsabilidades. A presente pesquisa buscou descrever as vivências de qualidade de vida no teletrabalho (QVTe) e bem-estar no trabalho de professores da rede pública do Distrito Federal em situação de ensino remoto emergencial. Mais especificamente, buscou-se verificar possíveis associações entre a QVTe e o bemestar no trabalho de professores. Participaram da pesquisa um total de 208 professores, que responderam a um questionário composto pela escala de bem-estar no trabalho e escala de qualidade de vida no teletrabalho, ambas validadas no Brasil. Foram conduzidas análises estatísticas descritivas, como cálculo de média e desvio padrão, e correlações bivariadas de Pearson. Os resultados revelaram que as dimensões mais críticas da QVTe foram a sobrecarga de trabalho e a estrutura tecnológica. Quanto às dimensões de bem-estar no trabalho, os resultados indicaram a predominância de afeto negativo em relação ao afeto positivo. Quanto às associações, verificaram-se correlações significativas entre todas as dimensões de QVTe e as dimensões de bem-estar no trabalho, sendo a associação mais forte entre estrutura tecnológica e realização. A presente pesquisa oferece um diagnóstico das vivências dos professores em um contexto de trabalho em transformação que se acelerou durante a pandemia da Covid-19. Os resultados alertam para a necessidade de intervenção sobre as variáveis de contexto de teletrabalho, a fim, principalmente, de mitigar efeitos nocivos sobre o bem-estar e promover o afeto positivo e a realização pessoal no trabalho.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordTeletrabalhopt_BR
dc.subject.keywordCovid-19pt_BR
dc.subject.keywordBem-estar no trabalhopt_BR
dc.subject.keywordProfessores - saúdept_BR
dc.subject.keywordEnsino remotopt_BR
dc.subject.keywordPandemiapt_BR
dc.subject.keywordQualidade de vida no trabalhopt_BR
dc.titleBem-estar e qualidade de vida no teletrabalho de professores durante a pandemia da Covid-19pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-18T12:49:19Z-
dc.date.available2021-10-18T12:49:19Z-
dc.date.submitted2021-05-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/28929-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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