Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28927
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_NathanDaSilvaMoutinho_tcc.pdf3,65 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise comparativa entre os sistemas de transporte coletivo de Brasília e Curitiba
Autor(es): Moutinho, Nathan da Silva
Orientador(es): Dias, Maria Amélia de Paula
Assunto: Transporte - planejamento
Transporte público
Mobilidade urbana
Combustíveis
Data de apresentação: 20-Mai-2021
Data de publicação: 18-Out-2021
Referência: MOUTINHO, Nathan da Silva. Análise comparativa entre os sistemas de transporte coletivo de Brasília e Curitiba. 2021. 152 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar o sistema de transporte coletivo de Curitiba, para compará-lo com o sistema de transporte público da cidade de Brasília, e, assim, saber se é possível aprimorar e inovar a gestão de transportes da capital do país. Os objetivos específicos são: identificar quais são os elementos fundamentais de um sistema de transporte coletivo, verificar como esses elementos são desenvolvidos pelo sistema de transporte coletivo de Brasília e de Curitiba, auxiliar na compreensão de quais medidas são adotadas pelos sistemas de transporte reconhecidos por sua qualidade, como no caso de Curitiba e nas demais localidades globais, avaliar como se sucede o nível de emissões de poluentes no sistema de transporte coletivo de Brasília e no de Curitiba, verificar quais medidas sustentáveis podem ser implementadas no sistema de transporte coletivo para se diminuírem danos ambientais e avaliar a percepção do usuário em relação aos elementos fundamentais do sistema de transporte. Os métodos de pesquisa utilizados foram qualitativos e quantitativos. Os procedimentos ou técnicas de pesquisa são baseados tanto em documentação indireta (análise documental e pesquisa bibliográfica) como direta (pesquisa de campo). Foi realizada, na primeira parte da pesquisa, uma análise comparativa dos sistemas de Curitiba e Distrito Federal, por meio de uma análise documental comparativa. Na segunda parte, foi realizado o método levantamento de campo para averiguar a opinião dos usuários do STPC do Distrito Federal sobre o transporte coletivo da cidade, com base na aplicação de um questionário, com a utilização do método qui quadrado para analisar os dados levantados em campo. O público investigado foram os usuários do Sistema de Transporte Coletivo do DF, de modo que os resultados apontados demonstram que o índice de satisfação em relação ao sistema de Brasília é neutro, regular. As conclusões demonstram que o sistema de Brasília e Curitiba são comparáveis, porém o Sistema de Transporte Coletivo de Curitiba é mais aprimorado. Além disso, as soluções desenvolvidas em Curitiba, como canaletas exclusivas, estações-tubo e uma Rede Integrada de Transporte podem ser introduzidas em Brasília, caso sejam feitas investigações profundas sobre a configuração geográfica espacial de Brasília, para averiguar quais áreas da cidade são aptas à introdução de soluções de Curitiba.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Administração, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.