Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28892
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MarianneRosarioMarinho_tcc.pdf1,23 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Da volta que o mundo d(eu) : atravessamentos de pedagogias afro-orientadas e da Capoeira Angola no fazer cênico
Autor(es): Marinho, Marianne Rosário
Orientador(es): Sales, Jonas de Lima
Assunto: Artistas
Corponegritude
Capoeira
Data de apresentação: 10-Dez-2020
Data de publicação: 13-Out-2021
Referência: MARINHO, Marianne Rosário. Da volta que o mundo d(eu): atravessamentos de pedagogias afro-orientadas e da Capoeira Angola no fazer cênico. 2020. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Neste estudo, desejo compartilhar reflexões resultantes de uma vivência na Capoeira Angola, aliada a meu fazer cênico ao longo da graduação na Universidade de Brasília e do processo criativo acadêmico Isso Não é Real (2019). Propõe-se para tal, dialogar com os conceitos de Corpo em Diáspora de Luciane Ramos-Silva (2017), Corpo Limiar e as encruzilhadas de Renata Lima (2010) e a Corponegritude de Jonas Sales (2015), como suscitadores de um pensamento em torno da educação não-formal expressa como indispensável para a formação do aluno-artista. Procuro ao longo das análises apresentadas perceber como o aprendizado da capoeira angola reverbera na construção de uma corporeidade e poética na formação do artista cênico. Pretendo com isso, não superficializar os conhecimentos e estudos afro-orientados e ressaltar sua relevância política e social no aprendizado artístico. Sendo assim, não desejo com essa monografia, encerrar-me em considerações fechadas, ao contrário, procuro discorrer e apontar um florescimento pessoal infindo em torno de saberes e conhecimentos das culturas afro-brasileiras, para promover um corpo devir nas diversas áreas do fazer cênico, na grande e pequena roda.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2020. Curso de Interpretação Teatral.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas - Interpretação Teatral



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.