Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Sales, Jonas de Lima | - |
dc.contributor.author | Marinho, Marianne Rosário | - |
dc.identifier.citation | MARINHO, Marianne Rosário. Da volta que o mundo d(eu): atravessamentos de pedagogias afro-orientadas e da Capoeira Angola no fazer cênico. 2020. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2020. Curso de Interpretação Teatral. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste estudo, desejo compartilhar reflexões resultantes de uma vivência na Capoeira Angola,
aliada a meu fazer cênico ao longo da graduação na Universidade de Brasília e do processo
criativo acadêmico Isso Não é Real (2019). Propõe-se para tal, dialogar com os conceitos de
Corpo em Diáspora de Luciane Ramos-Silva (2017), Corpo Limiar e as encruzilhadas de
Renata Lima (2010) e a Corponegritude de Jonas Sales (2015), como suscitadores de um
pensamento em torno da educação não-formal expressa como indispensável para a formação
do aluno-artista. Procuro ao longo das análises apresentadas perceber como o aprendizado da
capoeira angola reverbera na construção de uma corporeidade e poética na formação do artista
cênico. Pretendo com isso, não superficializar os conhecimentos e estudos afro-orientados e
ressaltar sua relevância política e social no aprendizado artístico. Sendo assim, não desejo com
essa monografia, encerrar-me em considerações fechadas, ao contrário, procuro discorrer e
apontar um florescimento pessoal infindo em torno de saberes e conhecimentos das culturas
afro-brasileiras, para promover um corpo devir nas diversas áreas do fazer cênico, na grande e
pequena roda. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Artistas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Corponegritude | pt_BR |
dc.subject.keyword | Capoeira | pt_BR |
dc.title | Da volta que o mundo d(eu) : atravessamentos de pedagogias afro-orientadas e da Capoeira Angola no fazer cênico | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-13T18:39:23Z | - |
dc.date.available | 2021-10-13T18:39:23Z | - |
dc.date.submitted | 2020-12-10 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/28892 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
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Aparece na Coleção: | Artes Cênicas - Interpretação Teatral
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