Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/28891
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MariaLeoFontesAraruna_tcc.pdf652,46 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Em busca de uma transdemocracia : as coletividades gênero-diversas como potências disruptivas do direito e constituintes de mundos porvir
Autor(es): Araruna, Maria Léo Fontes Borges
Orientador(es): Duarte, Evandro Charles Piza
Assunto: Gênero - transversalidade
Democracia
Direitos fundamentais
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 13-Out-2021
Referência: ARUANA, Maria Léo Fontes Borges. Em busca de uma transdemocracia: as coletividades gênero-diversas como potências disruptivas do direito e constituintes de mundos porvir. 2021. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Esta pesquisa busca compreender como as corporeidades trans se constituem diante do poder disciplinar do Direito e como suas narrativas coletivas, múltiplas e marginais, sugerem caminhos de ruptura com esse campo do poder-saber e para a sociedade, como um todo. Busca-se um mundo jurídico aberto às criatividades discursivas de corpos dissidentes no gênero; que se movimente em direção a um rompimento com a produção de verdades fechadas e pré-estabelecidas. Para isso, uso de duas metodologias principais, a Baixa Teoria e a Autoetnografia, para traçar um deslocamento com as formas de produzir conhecimento típicas do academicismo. Com elas, debruço-me, respectivamente, tanto sobre narrativas expostas em lugares on-line, longe do rigor científico, quanto sobre minhas próprias lembranças e relatos pessoais, o que faz de mim, também, o próprio objeto da pesquisa. Com esses rasgos na forma de tecer conhecimento, tensiono a rigidez característica do Direito e profetizo a possibilidade de uma Transdemocracia, um estado democrático futurista, mas que realiza suas tessituras desde já, ao permanecer atento à escuta de linguajares afiados fabricados por nós: corpos que enxergam o mundo pelas margens.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Direito, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Direito



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.